Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/4638
Título: Paul Delvaux nos museus da Bélgica : uma abordagem do discurso expositivo da arte contemporânea
Autor: Dâmaso, Cátia Patrícia Fernandes
Orientador: Albergaria, Isabel Soares
Palavras-chave: Paul Delvaux (1897-1994)
Arte Contemporânea
Museologia
Museus
Bélgica
Contemporary Art
Museums of Belgium
Data de Defesa: 2-Out-2017
Citação: Dâmaso, Cátia Patrícia Fernandes. "Paul Delvaux nos museus da Bélgica : uma abordagem do discurso expositivo da arte contemporânea". 2017. 231 p.. (Dissertação de Mestrado em Património, Museologia e Desenvolvimento). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2016. [Consult. Dia Mês Ano]. Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10400.3/4638>.
Resumo: A presente dissertação tem como foco a obra do pintor Paul Delvaux e o discurso expositivo da sua obra nos museus da Bélgica e países limítrofes, de 1927 a 2017. Estudaram-se e apresentaram-se os vários estilos artísticos reflectidos na sua obra e a maneira como o seu percurso pessoal interferiu nela. Fez-se um levantamento do historial de exposições do artista, atentando na duração das mesmas, nas obras mais frequentemente destacadas, nos tipos de discursos levados a cabo pelas instituições e nas estratégias de que se serviram (e servem) para expor o artista, bem como no modo como estas foram projetadas pela imprensa e acolhidas pelo público. A metodologia utilizada para a escrita desta dissertação conta com a consulta dos catálogos com listagens completas das obras do autor e recensões e textos críticos das exposições, leitura de bibliografia geral sobre o artista, pesquisa em jornais e revistas de arte que referem o artista, bem como a visita a exposições e entrevistas aos responsáveis das instituições que as acolhem. A análise permitiu observar que Delvaux possui um estilo artístico eclético, tendo sofrido influências do expressionismo, realismo/naturalismo, impressionismo e surrealismo. A investigação possibilitou, também, perceber que as instituições se serviram de estratégias recorrentes para expor o pintor, centrando-se em temas-chave como a mulher, os esqueletos, as estações de comboio e os comboios e as paisagens da sua terra natal. Conclui-se que a sua obra nem sempre foi bem aceite pelo público e que só após, aproximadamente, quarenta anos de trabalho, o artista começa a receber um reconhecimento a nível nacional e internacional. A novidade da investigação que foi levada a cabo prende-se com a lacuna na bibliografia versando sobre o historial de exposições do autor e uma análise crítica dessas mesmas exposições.
ABSTRACT: This thesis focuses on the work of painter Paul Delvaux and the exhibitive discourse of his work in the museums of Belgium and neighbouring countries, from 1927 to 2017. The several artistic styles reflected in his creations and the way his personal development influenced them were studied and exposed. A compilation of the artist’s exhibitions was made, paying particular attention to their duration, to the most frequently highlighted art pieces, to the types of speeches and strategies art institutions chose (and choose) to present the artist, as well as to the way they were seen by the press and the public. The methodology used in the writing of this thesis was based on the search of catalogues with full listings of the artist’s works, exhibitions reviews, readings of general bibliography regarding the artist, examination of newspapers and magazines mentioning him, as well as visits to patented exhibitions and interviews with leaders of institutions that host them. This analysis led us to observe that Delvaux possesses an eclectic artistic style, having been influenced by Expressionism, Realism/Naturalism, Impressionism and Surrealism. The investigation also allowed us to appreciate how institutions used recurrent strategies to display the painter, centering on key topics like: the Woman, squelettons, train stations and trains, and landscapes from the artist’s homeland. We conclude that Delvaux’s work was not always fully accepted by the public and that it is only after approximately fourty years of work that the artist started obtaining recognition on a national and international level. This investigation’s originality stems from the lack of prior in-depth scrutiny in the overview of the artist’s exhibitions and a subsequent critical analysis of these same exhibitions.
Descrição: Dissertação de Mestrado, Património, Museologia e Desenvolvimento, 2 de outubro de 2017, Universidade dos Açores.
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/4638
Designação: Mestrado em Património, Museologia e Desenvolvimento
Aparece nas colecções:DHFA - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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