Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/4616
Título: Conhecer e preservar o ambiente natural : missão e ação educativa dos centros de ciência
Autor: Almeida, Flávio Leandro Raposo
Orientador: Leal, Susana da Conceição Miranda Silva Mira
Palavras-chave: Centros de Ciência
Educação Ambiental
Educação Não Formal
Environmental Education
Non-Formal Education
Science Center
Data de Defesa: 27-Fev-2018
Citação: Almeida, Flávio Leandro Raposo. "Conhecer e preservar o ambiente natural: missão e ação educativa dos centros de ciência". 2018. 129 p.. (Dissertação de Ambiente, Saúde e Segurança). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2017. [Consult. Dia Mês Ano]. Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10400.3/4616>.
Resumo: Os Centros de Ciência (CC) têm sido nos últimos anos espaços privilegiados para o ensino e a divulgação das ciências, constituindo relevantes contextos não formais de formação, neste domínio. Inscreve-se nos objetivos da criação dos centros de ciência, consciencializar a sociedade e o indivíduo para as suas ações contra o ambiente e as suas repercussões a curto e longo prazo, sensibilizando-o para uma ação ambientalmente mais responsável. Neste sentido, procuramos com este trabalho estudar os quatro CC da ilha de São Miguel (Açores), nomeadamente o Observatório Astronómico de Santana - Açores, o Observatório Microbiano dos Açores, o Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores e o Expolab – Centro de Ciência Viva. Visando conhecer melhor aqueles CC e compreender a sua história, missão, objetivos, funcionamento, público-alvo, estratégias de divulgação e ação educativa a nível ambiental, utilizou-se uma metodologia de investigação mista, recorrendo à análise documental e à aplicação de inquéritos por entrevista e questionário, respetivamente a diretores e visitantes dos CC. Numa análise global dos resultados, constatou-se que os CC cumprem os seus objetivos de divulgar e promover a cultura científica, estimulando a curiosidade e o gosto pela ciência. Para o efeito, apresentam conteúdos expositivos e organizam atividades regulares, orientadas em particular para professores, estudantes e turistas, embora o seu público seja mais diversificado e heterogéneo. Ainda assim, é mais notória a predominância de turistas de determinados países, tais como Espanha, Alemanha e Reino Unido. Para chegar a esses públicos os CC recorrem a estratégias diversificadas, parecendo ser as mais eficazes. O público que visita os CC valoriza os espaços expositivos bem como a interatividade das atividades propostas e o apoio dos monitores durante as visitas, para proporcionar informação técnica e científica mais detalhada sobre as exposições. Com este trabalho, pudemos averiguar que todos os centros organizam e promovem atividades orientadas para o conhecimento e a sensibilização ambiental, contudo esse trabalho é mais notório nuns centros do que noutros, dependendo da área de atuação em que se inserem. Neste contexto, verificamos que os centros cuja ação é mais visível e reconhecida neste domínio são o OMIC e o Expolab, enquanto o OASA é menos vocacionado para questões ligadas ao ambiente.
ABSTRACT: In recent years, the Science Centers (CC) have been privileged spaces for the teaching and dissemination of the sciences, being relevant in the context of non-formal training, in this field of work. Some of the main objectives for creating the science centers include raising awareness among society and the individual of their actions against the environment and its repercussions in the short and long term, making them more environmentally responsible. In this sense, we seek to study the four CC of the island of São Miguel (Azores), namely the Santana - Azores Astronomical Observatory, the Azores Microbial Observatory, the Azores Volcanological and Geothermal Observatory and Expolab - Live Science Center. In order to better understand these CC, their history, mission, objectives, operation, target audience, strategies of dissemination and educational action at environmental level, a methodology of mixed research was necessary, by analysing documents and the application of surveys by interview and questionnaire, respectively, to directors and visitors of the CC. In an overall analysis of the results, it was found that CC are able to fulfill their objectives of promoting scientific culture, stimulating curiosity and increasing a liking for science. To this end, they present exhibitional content and organize regular activities, particularly aimed at teachers, students and tourists, although their public is more diverse and heterogeneous. Nevertheless, the predominance of tourists from certain countries, such as Spain, Germany and the United Kingdom, is more noticeable. To reach these audiences, CC use diverse strategies, which seem to be the most effective. The public that visits the CC values the exhibition modules as well as the interactivity of the proposed activities and the support of the monitors during the visits, to provide a more detailed technical and scientific information on the exhibitions. With this work, we could verify that all centers organize and promote activities oriented towards knowledge and environmental awareness, but this work is more noticeable in some centers than in others, depending on the area of activity in which they are inserted. In this context, we find that the most visible and recognized centers in this area are OMIC and Expolab, while OASA is less focused on environmental issues.
Descrição: Dissertação de Mestrado, Ambiente, Saúde e Segurança, 27 de fevereiro de 2018, Universidade dos Açores.
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/4616
Designação: Mestrado em Ambiente, Saúde e Segurança
Aparece nas colecções:DBIO - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DissertMestradoResumoIndIntrodFLRA2018.pdfResumo, Índice, Introdução436,58 kBAdobe PDFVer/Abrir
DissertMestradoFlavioLeandroRaposoAlmeida2018.pdfDocumento Principal2,66 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.