Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/4606
Título: Dando Voz à Mulher Migrante : A Hibridação de Feminismo e o Estudo da Migração
Autor: Simas, Rosa Neves
Palavras-chave: Mulher Migrante
Feminismo
Migração
Diáspora
Data: 2013
Editora: Associação de Estudo, Cooperação e Solidariedade
Citação: Simas, R. (2013). Dando voz à mulher migrante: a hibridação do feminismo e o estado da migração. In M. M. Aguiar, M. G. S. Guedes, & A. Santiago (Coords), "Expressões femininas da cidadania: III encontro mundial mulheres na diáspora" (pp. 80-83). 24-25 Outubro 2013, Palácio das Necessidades (Lisboa). Mulher Migrante: Associação de Estudo, Cooperação e Solidariedade. ISBN: 978-898-98011-1-0.
Resumo: Ao analisar o percurso da crítica feminista, no artigo "Feminism lnside Out" de 2006, Susan Cubar, nome incontornável do feminismo académico, reitera a necessidade e pertinência de persistir neste rumo, apontando o que ela chama "the hybridization of feminist criticism" (a hibridação do feminismo) como tendência acentuada, na atualidade, nos estudos do género e da mulher (Cubar, 1712). Segundo Cubar, a hibridação do feminismo constitui "its most heady current morphing" (a sua mais estonteante reconfiguração), na fase atual desta corrente de estudo e intervenção, fase que se convencionou chamar "third-wave feminism" (terceira vaga do feminismo). No dizer de Astrid Henry, esta tendência resulta de "the language and politics of hibridity" (a linguagem e a política da hibridação) (Henry, 1719). Ao conjugar as palavras "mulher" e "migrante", ao combinar o estudo do género com o estudo da migração, este evento e a associação que o organiza são exemplo ilustre desta característica híbrida do feminismo atual, por si reflexo do hibridismo académico e da interdisciplinaridade na investigação. [...]
Descrição: III Encontro Mundial Mulheres na Diáspora (Expressões femininas da cidadania), 24/25 Outubro 2013, Palácio das Necessidades, Lisboa.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/4606
ISBN: 978-898-98011-1-0
Aparece nas colecções:CICS/A - Comunicações a Conferências / ConferenceItem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
MM Simas 2013.pdf2,67 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.