Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/4549
Título: Frações (Parte II)
Autor: Santos, Carlos Pereira
Teixeira, Ricardo Emanuel Cunha
Palavras-chave: Números Racionais
Frações
Numerais Mistos
Frações Equivalentes
Dízimas
Singapore Math
Data: 31-Dez-2017
Editora: Associação Ludus/Associação para a Educação Matemática Elementar
Citação: Santos, Carlos P.; Teixeira, Ricardo C. (2017). "Frações (parte II)", «Jornal das Primeiras Matemáticas», 9, 35-56.
Resumo: A temática dos números racionais não negativos é provavelmente o assunto mais delicado no que diz respeito ao ensino da matemática elementar, no 1.º e 2.º ciclos do ensino básico. Por terem múltiplas aplicações, contextos e sentidos, as frações pedem um ensino altamente especializado e esmerado. Há que promover de forma cuidada a construção de modelos mentais adequados ao conceito de fração, fasear e ordenar os nós conceptuais ao longo dos anos e dosear o caráter abstrato/concreto dos exemplos e atividades. Muito se testou, teorizou e escreveu sobre esta temática. Este trabalho consiste num resumo alargado sobre o ensino das frações, documentado em literatura especializada e ilustrado através de exemplos concretos retirados de manuais do Singapore Math, um dos mais cotados métodos de ensino do mundo.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/4549
Versão do Editor: http://jpm.ludus-opuscula.org/Home/ArticleDetails/1192
Aparece nas colecções:DME - Artigos em Revistas Nacionais / Articles in National Journals

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
SantosTeixeira_FracoesII_35_56(9_2017)_high.pdf2,2 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.