Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/4531
Título: Ensino Superior: transições e desafios de entrada e saída. Estudos na Universidade dos Açores
Outros títulos: Higher education: Transitions and challenges of entrance and exit. Studies at the University of the Azores
Autor: Sousa, Áurea
Caldeira, Suzana Nunes
Silva, Osvaldo
Mendes, Maria
Martins, Maria J.
Palavras-chave: Ensino Superior
Resiliência
Transição para o Mundo do Trabalho
Higher Education
Resilience
Transition to World of Work
Data: 2017
Editora: Universidad de A Coruña, Facultad de Ciencias de la Educación
Citação: Sousa, Á.; Caldeira, S. N.; Silva, O; Mendes, M.; Martins, M.J. (2017). Ensino Superior: transições e desafios de entrada e saída. Estudos na Universidade dos Açores. "Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación", Vol. Extr., nº 14, pp. 234-238. DOI: https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.14.2941
Resumo: A entrada para o Ensino Superior, a sua saída e as perspetivas de entrada no mercado de trabalho comportam desafios. Os jovens veem-se confrontados com a necessidade de ingressarem num mundo mais competitivo, onde as competências pessoais e interpessoais se afiguram tão importantes quanto as técnico-científicas. Pretende-se aferir se a frequência do Ensino Superior, por parte dos estudantes de uma universidade Portuguesa, contribuiu para que estes se ajustem a fatores de stress e a desafios do quotidiano. Procura-se, ainda, aferir se o grupo etário, a geração de universitários e a situação face ao emprego são fatores diferenciais para a resiliência.
ABSTRACT: The entrance to higher education, its exit and the prospects of entry into the labor market constitute new challenges for the students. University students are confronted with the need to enter in a competitive world, where personal and interpersonal skills are as important as the technical-scientific ones. It is intended to assess whether the attendance of higher education, by the students of a Portuguese university, has contributed to their adjustment to stress factors and daily challenges. We also intend to assess whether the age group, the generation of university students and the employment situation are differential factors for the resilience.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/4531
DOI: https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.14.2941
ISSN: 2386-7418
Aparece nas colecções:DME - Artigos em Revistas Internacionais / Articles in International Journals
CICS/A - Artigos em Revistas Internacionais / Articles in International Journals

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
REIPE_Sousa_et_al_2017.pdf277,44 kBAdobe PDFVer/Abrir
REIPE Sousa et al 2017.pdf853,75 kBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.