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Título: Transição, praxe e variáveis académicas e familiares. Estudos na Universidade dos Açores.
Outros títulos: Transition, hazing and academic and family variables. Studies at the University of the Azores
Autor: Silva, Osvaldo
Caldeira, Suzana Nunes
Sousa, Áurea
Mendes, Maria
Martins, Maria J.
Palavras-chave: Ensino Superior
Vivência da Praxe
Integração académica
Higher Education
Practice Hazing
Academic Integration
Data: 2017
Editora: Universidad de A Coruña, Facultad de Ciencias de la Educación
Citação: Silva, O; Caldeira, S. N.; Sousa, Á.; Mendes, M.; Martins, M.J. (2017). Transição, praxe e variáveis académicas e familiares. Estudos na Universidade dos Açores. "Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación", Vol. Extr., nº 14, pp. 229-233. DOI: https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.14.2940
Resumo: Investigaram-se variáveis académicas e familiares, procurando-se descortinar a sua relação com o posicionamento dos estudantes face às vivências da praxe, a nível da sua integração académica. 163 estudantes do 1.º ano do Ensino Superior responderam a um questionário e à subescala “Integração” do Questionário de Vivências da Praxe (QVP). O “Tempo de estudo” foi a única variável, entre as estudadas, que apresentou uma associação estatisticamente significativa com o “Posicionamento face às vivências da praxe”. O rendimento académico é influenciado por diversas variáveis, entre as quais o “Sexo”, a “Posição da opção de escolha do curso” e o “Tempo de estudo”.
ABSTRACT: Some academic and family variables were investigated, in order to perceive their relationship with the positioning of the university students in relation to the role of the hazing practices, in terms of their academic integration. 163 students from Higher Education answered to a questionnaire and to the Hazing Living Experiences Questionnaire (QVP). "Study time" was the only variable, among those studied, that presented a statistically significant association with the "Positioning in relation to the hazing practices". Moreover, the academic performance of the students is influenced by several variables, among which are the "Gender", "Position of choice of course" and "Time of study".
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/4529
DOI: https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.14.2940
ISSN: 2386-7418
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