Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/4191
Título: Pobreza e exclusão social em Portugal : contextos, transformações e estudos
Autor: Diogo, Fernando
Castro, Alexandra
Perista, Pedro
Palavras-chave: Pobreza
Exclusão Social
Sociedade Portuguesa
Portugal
Data: 2015
Editora: Húmus
Citação: Diogo, Fernando; Castro, Alexandra e Perista, Pedro (2015). "Pobreza e exclusão social em Portugal: contextos, transformações e estudos", Ribeirão: Húmus. ISNB 978-989-755147-5
Resumo: A pobreza e a exclusão social são traços caracterizadores da sociedade portuguesa. O elevado número de indivíduos nesta situação ao longo dos tempos assim o indicia. A produção de estatísticas fiáveis e regulares sobre a temática e, porem, recente, começando a ser uma realidade sobretudo a partida da década de 90 do século XX e, ganhando regularidade a partir de 2003, com a instituição do Inquérito as Condições de Vida e Rendimento (ICOR), parte do inquérito europeu European Union Statistics on Income and Living Conditions (EU-SILC). No entanto, os dados disponíveis são inequívocos: a pobreza, na sua dimensão monetária, e uma realidade quotidiana para cerca de 20% da população portuguesa. De igual forma, a exclusão social, nas suas diferentes facetas, abrange um elevado numero de pessoas em Portugal. Estes fenómenos e os conceitos em que são expressos tendem, em boa parte, a afetar os mesmos indivíduos. […] este trabalho procurou responder a vários objetivos: i) trazer para junto do maior número de pessoas a reflexão acerca das problemáticas da pobreza e da exclusão social em Portugal; ii) constituir uma referencia para aulas de primeiro ciclo e trabalhos pós-graduados; iii) apoiar as praticas de intervenção; iv) fundamentar as politicas sociais. […].
Descrição: Para quem no início dos anos oitenta do século passado dava os primeiros passos no estudo sistemático da pobreza em Portugal, é verdadeiramente reconfortante ter nas mãos um livro em que dezena e meia de especialistas analisam e comentam os mais diversos aspetos do problema. A elevada qualidade dos autores e a diversidade das respetivas origens torna a obra particularmente valiosa, não só pelo que afirma mas também pelas questões que, expressa ou implicitamente, levanta. (Do prefácio, por Alfredo Bruto da Costa)
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/4191
ISBN: 978-989-755147-5
Aparece nas colecções:CICS/A - Livro / Book
DSOC - Livro / Book

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
POBREZA_E_EXCLUSAO_SOCIAL_EM_PORTUGAL.pdf819,07 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.