Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/4124
Título: Éric Chevillard, entre o impresso e o digital
Autor: Faria, Dominique
Palavras-chave: Eric Chevillard
Littérature Française
Blogue
Littérature Digitale
Digital Literature
French Literature
Data: 2012
Editora: Universidade de Coimbra, Faculdade de Letras, Centro de Literatura Portuguesa
Citação: Faria, Dominique (2012). Éric Chevillard, entre o impresso e o digital. "Revista de Estudos Literários: Literatura no Século XXI", Vol. II, Centro de Literatura Portuguesa da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, pp.335-356. ISSN 2182-1526
Resumo: Eric Chevillard é um romancista com um longo percurso no mundo da publicação tradicional e que mantém um blogue, L'autofictif (http://l-autofictif.over-blog.com/). Esta prática suscita duas questões essenciais. A primeira diz respeito ao contraste entre as caraterísticas dos textos publicados em papel e no blogue, dado que neste último a escrita se torna mais fragmentada, a forma mais breve e incisiva e os temas mais pessoais. A segunda remete-nos para a relação entre L'autofictif, documento digital, e L'autofictif, livro impresso, dado que o autor publica os textos do blogue em papel e os dois suportes proporcionam experiências de leitura radicalmente diferentes. Assim, o leitor da obra online é confrontado com um texto em mutação, a que tem acesso por fragmentos e de acordo com uma ordem aleatória. Em contrapartida, no livro em papel, o texto é apresentado como um todo, ordenado por ordem cronológica e com uma forma definitiva.
ABSTRACT: Eric Chevillard has built a successful career in the world of printed books. He also keeps a blog, called L'autofictif (http://l-autofictif.over-blog.com/). Two main questions arise from this coexistence of print and digital forms. The first is related to the contrast between features of blog texts and paper texts. On the blog, writing is organised in shorter and sharper fragmems, and suhjects become more personal. The second question arises from the relationship between L'autofictif, digital text, and L'autofictif, printed book, since Chevillard also puhlishes his blog texts on paper. Each of these forms sustains different reading experiences. The reader of the online work deals with a text in constant mutation, which is accessible in fragments, and in a random order. In the printed book, the text is organized according to a chronological sequence and is perceived as a whole.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/4124
ISSN: 2182-1526
Aparece nas colecções:DLLC - Artigos em Revistas Nacionais / Articles in National Journals

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
EricChevillardImpressoDigital.pdf15,13 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.