Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10400.3/4103
Title: Personalidade de marca : pesquisa geo-localizada a conteúdos publicados em motores de pesquisa online no destino Açores
Author: Sousa, Filipe José Algarvio
Advisor: Tiago, Flávio Borges
Keywords: Internet
Marca Comercial
Marketing Electrónico
Turismo
Açores
Destination Brand
Tourism Marketing
Azores Archipelago
Defense Date: 3-Feb-2017
Citation: Sousa, Filipe José Algarvio. "Personalidade de marca: pesquisa geo-localizada a conteúdos publicados em motores de pesquisa online no destino Açores". 2017. 59 p.. (Dissertação de Mestrado em Gestão do Turismo Internacional). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2016. [Consult. Dia Mês Ano]. Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10400.3/4103>.
Abstract: Com o progresso tecnológico a impulsionar o constante crescimento do Turismo, e consequente desenvolvimento da competitividade entre destinos, para um qualquer destino turístico torna-se hoje imperativo conhecer a sua personalidade de marca publicada através dos principais canais de comunicação online. Numa indústria em que a relação entre Expectativa e Experiência é cada vez mais determinante, conhecer os atributos de personalidade de marca comunicados exatamente na forma em que é disponibilizada ao potencial visitante, distante geograficamente, pode fornecer informações cruciais ao planeamento de estratégias para influenciar favoravelmente o desenvolvimento de uma imagem e posicionamento desejados. Esta investigação, por natureza exploratória, através de análise de conteúdos identifica, especificamente para o mercado norte-americano: os comportamentos na pesquisa por informação online acerca do arquipélago das Ilhas dos Açores como destino turístico para férias; a personalidade de marca transmitida pelos websites imediatamente disponibilizados no mais frequentemente utilizado motor de pesquisa online; e, diferenças entre websites com interesses de natureza distinta pela promoção do destino.
ABSTRACT: With the technological advances empowering the constant growth of Tourism, destination competitiveness increases, and for any tourism destination it becomes imperative to acknowledge the brand personality published 24/7 by the main online communication channels. In the Tourism industry, where the balance between Expectation and Experience becomes increasingly determinant, to be aware of the brand’s personality attributes as they are communicated at a geographic distance to the potential visitor, can provide crucial information to strategic planning towards a favourable influence on the development of a desired image and positioning. This research, exploratory by nature, by using content analysis identifies, specifically for the North American market: the behaviour when searching online for information related to the archipelago of the Azores Islands as tourism destination for holidays; the brand personality transmitted by the websites immediately listed on the main online search engine; and, differences between websites with distinct interests regarding destination promotion.
Description: Dissertação de Mestrado, Gestão do Turismo Internacional, 3 de Fevereiro de 2017, Universidade dos Açores.
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/4103
Designation: Mestrado em Gestão do Turismo Internacional
Appears in Collections:DGST - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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