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http://hdl.handle.net/10400.3/3759
Título: | Representações e opiniões dos estudantes de licenciatura sobre as praxes no ensino superior |
Autor: | Martins, Maria J. Caldeira, Suzana Nunes Silva, Osvaldo Mendes, Maria Botelho, Susana P. |
Palavras-chave: | Ensino Superior Praxe Académica |
Data: | 2015 |
Editora: | Gabinete para a Promoção do Sucesso Académico / CIEP – Universidade de Évora |
Citação: | Martins, M. J. D., Caldeira, S. N., Silva, O., Botelho, S. P. & Mendes, M. (2015). "Representações e opiniões dos estudantes de licenciatura sobre as praxes no ensino superior". In Actas da III International Conference Learning and Teaching in Higher Education & I Congresso Internacional Ibero-Afro-Americano de Psicologia, Volume I: Ensino Superior, 170-181. ISBN 978-989-96656-5-1. Évora: Universidade de Évora, Gabinete para a Promoção do Sucesso Académico/CIEP. http://www.lthe2015.uevora.pt/index.php?/event/Proceedings/Actas-do-Evento |
Resumo: | As praxes no ensino superior são uma constante que se repete anualmente e pretendem, nas palavras dos seus principais promotores e atores, contribuir para a integração dos novos estudantes nas instituições de ensino superior e para a promoção da convivência e do divertimento entre estudantes. Contudo nos últimos anos a denúncia de praxes violentas e humilhantes e a revelação de acidentes graves, alegadamente decorrentes de atividades desenvolvidas no quadro das praxes, tem alertado a sociedade para a necessidade de compreender se de facto estas atividades contribuem para a integração e socialização dos estudantes ou se se limitam apenas a humilhações e abusos de natureza física e psicológica, aproximando-se mais de condutas de bullying do que de condutas de integração e convivência social. Esta investigação tem um caráter exploratório e pretende identificar o grau de envolvimento nas praxes dos estudantes que frequentam os vários cursos de licenciatura na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Portalegre, bem como conhecer as suas representações e opiniões sobre as praxes, de modo a clarificar se são de tonalidade predominantemente positiva, negativa, neutra ou ambivalente, por a forma a contribuir para melhor se compreender este fenómeno e a prevenir a violência física e psicológica entre pares no ensino superior. |
Descrição: | III Internacional Conference Learning and Teaching in Higher Education & I Congresso Ibero-Afro-Americano de Psicologia, 15, 16 e 17 de Abril de 2015, Universidade de Évora. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10400.3/3759 |
ISBN: | 978-989-96656-5-1 |
Aparece nas colecções: | CICS/A - Comunicações a Conferências / ConferenceItem DPSI - Comunicações a Conferências / ConferenceItem |
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