Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/3759
Título: Representações e opiniões dos estudantes de licenciatura sobre as praxes no ensino superior
Autor: Martins, Maria J.
Caldeira, Suzana Nunes
Silva, Osvaldo
Mendes, Maria
Botelho, Susana P.
Palavras-chave: Ensino Superior
Praxe Académica
Data: 2015
Editora: Gabinete para a Promoção do Sucesso Académico / CIEP – Universidade de Évora
Citação: Martins, M. J. D., Caldeira, S. N., Silva, O., Botelho, S. P. & Mendes, M. (2015). "Representações e opiniões dos estudantes de licenciatura sobre as praxes no ensino superior". In Actas da III International Conference Learning and Teaching in Higher Education & I Congresso Internacional Ibero-Afro-Americano de Psicologia, Volume I: Ensino Superior, 170-181. ISBN 978-989-96656-5-1. Évora: Universidade de Évora, Gabinete para a Promoção do Sucesso Académico/CIEP. http://www.lthe2015.uevora.pt/index.php?/event/Proceedings/Actas-do-Evento
Resumo: As praxes no ensino superior são uma constante que se repete anualmente e pretendem, nas palavras dos seus principais promotores e atores, contribuir para a integração dos novos estudantes nas instituições de ensino superior e para a promoção da convivência e do divertimento entre estudantes. Contudo nos últimos anos a denúncia de praxes violentas e humilhantes e a revelação de acidentes graves, alegadamente decorrentes de atividades desenvolvidas no quadro das praxes, tem alertado a sociedade para a necessidade de compreender se de facto estas atividades contribuem para a integração e socialização dos estudantes ou se se limitam apenas a humilhações e abusos de natureza física e psicológica, aproximando-se mais de condutas de bullying do que de condutas de integração e convivência social. Esta investigação tem um caráter exploratório e pretende identificar o grau de envolvimento nas praxes dos estudantes que frequentam os vários cursos de licenciatura na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Portalegre, bem como conhecer as suas representações e opiniões sobre as praxes, de modo a clarificar se são de tonalidade predominantemente positiva, negativa, neutra ou ambivalente, por a forma a contribuir para melhor se compreender este fenómeno e a prevenir a violência física e psicológica entre pares no ensino superior.
Descrição: III Internacional Conference Learning and Teaching in Higher Education & I Congresso Ibero-Afro-Americano de Psicologia, 15, 16 e 17 de Abril de 2015, Universidade de Évora.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/3759
ISBN: 978-989-96656-5-1
Aparece nas colecções:CICS/A - Comunicações a Conferências / ConferenceItem
DPSI - Comunicações a Conferências / ConferenceItem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RepresentacoesOpinioesEstudantesPraxesES.pdf469,8 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.