Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/3717
Título: Praxe académica : meio de integração ou ações de humilhação?
Autor: Caldeira, Suzana Nunes
Silva, Osvaldo
Mendes, Maria
Botelho, Susana P.
Palavras-chave: Bullying
Ensino Superior
Praxe Académica
Higher Education
Hazing Pratices
Data: 2015
Editora: Escola Superior de Educação de Portalegre
Citação: Caldeira, S. N., Silva, O, Mendes, M., & Botelho, S. (2015). Praxe académica: meio de integração ou ações de humilhação? "Aprender", 36: 102-112.
Resumo: Esta investigação incidiu sobre o modo como estudantes de uma instituição portuguesa de ensino superior percecionam a praxe académica e situações de bullying na praxe. Os dados foram recolhidos através da escala de “Avaliação das situações de Bullying nas Praxes do Ensino Superior”, organizada em três fatores: Relação Positiva com a Praxe, Relação Negativa com a Praxe e Dimensão Social (Matos, Jesus, Simões & Nave,2010). Participaram no estudo 247 estudantes de ambos os sexos, entre os 18 e os 43 anos, de diferentes anos, cursos e departamentos. Os resultados indicaram diferenças significativas a nível da Relação Positiva com a Praxe entre o género (masculino e o feminino; p=0.001 < α=0.05) e entre faixas etárias (“20 ou menos anos” e com “mais de 20 anos”; p=0.024 < α=0.05). Permitiram, também, observar diferenças significativas entre os anos dos cursos (1º, 2º ou 3º ano) a nível da Relação Positiva com a Praxe (p=0.04 < α=0.05) e da Dimensão Social (p=0.017 < α=0.05). Finalmente indicaram diferenças significativas entre os departamentos de pertença dos alunos no que concerne à Relação Positiva com a Praxe (p=0.02 < α=0.05) e à Relação Negativa com a Praxe (p=0.02 < α=0.05). As correlações obtidas entre os três apresentaram-se estatisticamente significativas, considerando nível de significância de 1% (respetivamente, p=0.02; p=0.00 e p=0.00).
ABSTRACT - This research focuses on how students from a Portuguese higher education institution perceive hazing practices and bullying situations in hazing practices. Data were collected through the scale “Avaliação das Situações de Bullying nas Praxes do Ensino Superior” (Evaluation of Situations of Bullying in Hazing Practices in Higher Education), organized in three dimensions: Positive Relation with the Hazing Practices; Negative Relation with the Hazing Practices and Social Dimension (Matos, Jesus, Simões & Nave, 2010). 247 students of both sexes, aged 18 to 43 years old and from different grade levels, courses and departments have taken part in this study. The results confirm significant differences in Positive Relation with the Hazing Practices between males and females (p=0.001< α=0.05) and among age groups (“20 years old or less” and “more than 20 years old”; p=0.024<α=0.05). Furthermore, they allow us to observe significant differences between the students’ grade levels (1st, 2nd or 3rd year) taking into account the Positive Relation with the Hazing Practices (p=0.04<α=0.05) and the Social Dimension (p=0.017<α=0.05). Besides, significant differences have been noted between the departments where students belong regarding Positive Relation with the Hazing Practices (p=0.02<α=0.05) and Negative Relation with the Hazing Practices (p=0.02<α=0.05). The correlations between the three subscales (Positive Relation with the Hazing Practices, Negative Relation with the Hazing Practices and Social Dimension) are statistically significant, taking in consideration the significance levels of 1% (respectively p=0.02; p=.00 and p=0.00).
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/3717
ISSN: 0871-1267
Aparece nas colecções:DEDU - Artigos em Revistas Nacionais / Articles in National Journals

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