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Título: Os retalhistas nas redes sociais : perceção dos consumidores
Autor: Sousa, Ana Sofia Vieira
Orientador: Tiago, Maria Teresa Borges
Palavras-chave: Comportamento do Consumidor
Redes Sociais
Retalho Açores
Retalho Alimentar
Consumer Behaviour
Food Retail
Retail Azores
Social Media
Social Networks
Data de Defesa: 28-Jan-2015
Citação: Sousa, Ana Sofia Vieira. "Os retalhistas nas redes sociais: perceção dos consumidores". 2015. 114 p.. (Dissertação de Mestrado em Ciências Económicas e Empresariais). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2014.
Resumo: Na última década assistiu-se ao crescimento do universo online através da dinamização mundial da Internet, sendo que no primeiro semestre de 2012 Portugal possuía cerca de 5,9 milhões de utilizadores, de acordo com o Internet World Stats, representando cerca de 55% da população residente. Neste seguimento, é cada vez mais visível o crescimento do social media e as suas vantagens no mundo dos negócios, sendo crescente o número de empresas a adotar as redes sociais para o contacto direto com o mercado e com os seus clientes atuais ou potenciais. O comportamento dos consumidores açorianos nas redes sociais veio sustentar a necessidade de uma presença mais eficiente das empresas regionais no mundo online. Portanto, é essencial compreender como o consumidor perceciona as ações das empresas nos meios digitais e de que forma as ações influenciam o comportamento do consumidor nas instalações físicas dos retalhistas. Para tal, o estudo analisa de forma geral as maiores superfícies de retalho alimentar presentes na ilha de São Miguel, Açores, de modo a avaliar a postura online comparativamente com a atitude das mesmas nos seus estabelecimentos, verificando-se limitações face às estratégias assumidas pelas empresas. Consequentemente, estas mesmas limitações poderão servir de ponto de partida para outro estudo mais detalhado alusivo às estratégias assumidas pelas empresas nos seus ambientes físicos e digitais.
ABSTRACT: The last decade has witnessed the growth of the online world through the dynamics of the Internet. In the first half of 2012, Portugal had around 5.9 million users, representing about 55% of the total population, according to Internet World Stats. With this in mind, it is increasingly apparent that the growth of social media will offer advantages in the business world. Thus, a growing number of companies are adopting social networks to operate in the market and to interact with current or potential clients. The behaviour of the Azorean consumers on social networks sustains the need for a more efficient regional business presence in the online world. Therefore, it is essential to understand how the consumer perceives the actions of companies within digital media and how actions influence consumer behaviour in the physical facilities of retailers. To this end, the study examines generally the largest food retail companies present on the island of São Miguel, Azores, in order to assess their online attitudes with the attitude in their actual establishments, verifying that strategies undertaken by companies face various constraints. This can serve as a starting point for a more detailed study alluding to the strategies undertaken by companies in their physical and digital environments.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Ciências Económicas e Empresariais.
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/3349
Designação: Mestrado em Ciências Económicas e Empresariais
Aparece nas colecções:DGST - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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