Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/3347
Título: O jogo e o desenvolvimento do raciocínio matemático na educação pré-escolar e no ensino do 1.º ciclo do ensino básico
Autor: Medeiros, Catarina Isabel Moniz Botelho
Orientador: Cascalho, José Manuel
Teixeira, Ricardo Emanuel Cunha
Palavras-chave: Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Jogo
Matemática
Raciocínio Matemático
Preschool
Basics Education (1st Cycle)
Games
Mathematical Education
Mathematical Reasoning
Data de Defesa: 13-Fev-2015
Citação: Medeiros, Catarina Isabel Moniz Botelho. "O jogo e o desenvolvimento do raciocínio matemático na educação Pré-Escolar e no ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico". 2015. 167 p.. (Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2014.
Resumo: O presente Relatório de Estágio foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, do Departamento de Ciências da Educação da Universidade dos Açores. O trabalho que consta neste relatório foi desenvolvido aquando das práticas pedagógicas, na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, referentes às unidades curriculares Prática Educativa Supervisionada I e II. Este documento, para além de constituir uma reflexão global sobre o processo desenvolvido nas ações educativas, foca também o estudo da temática selecionada: O jogo e o desenvolvimento do raciocínio matemático na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Com este tema, pretende-se explorar a relação do jogo com o raciocínio matemático e com as restantes capacidades transversais do ensino da Matemática. A primeira parte do relatório apresenta uma contextualização fundamentada sobre as ações educativas. Nela inclui-se uma breve discussão sobre a importância do percurso realizado como etapa formativa e caracterizam-se os espaços onde decorreram as práticas pedagógicas. Na segunda parte, apresenta-se o enquadramento teórico de suporte ao tema do relatório. Apresenta-se a metodologia utilizada para realizar o estudo e, por fim, faz-se uma análise reflexiva das tarefas implementadas no Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, sendo essa análise precedida pela descrição das tarefas. O trabalho desenvolvido permitiu-nos identificar a importância do jogo e da Matemática nos primeiros anos, concretamente no Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Nas tarefas realizadas testaram-se as potencialidades do jogo no processo de ensino e aprendizagem da Matemática. Estas potencialidades evidenciaram-se no desenvolvimento das capacidades transversais e, consequentemente, na mobilização de conhecimentos matemáticos, na motivação demonstrada pelas crianças na realização das tarefas propostas, em articulação com outra áreas/domínios, bem como na promoção da autonomia.
ABSTRACT: This traineeship report was developed under the Master Degree in Preschool and 1st Cycle Basic Education, University of the Azores. The content of the report is a result of the pedagogical practices in Preschool Education and 1st Cycle of Basic Education in the "Prática Educativa Supervisionada I" and "Prática Educativa Supervisionada II" disciplines and it is a reflection about the practices mainly focused on the study of the selected subject: The game and the mathematical reasoning development on the Preschool and 1st Cycle Basics Education. It highlights the importance of the game in the mathematics learning on the Preschool and 1st Cycle Basics Education. The potentialities of the use of games in the education process and in mathematical learning were tested on the tasks performed. It provided feedback about the impact of how the use of games opened up the practice to mathematical process such as problem solving, reasoning and communication in the classroom, mobilizing mathematics knowledge and leverage children motivation. Finally, it showed how the use of games can be used to promote children's autonomy. The first part of the report brings forward a fundamental contextualization about the educational actions. A brief discussion about the formative stage and space characterization where the pedagogical practices occurred, id made. Then, in the second part of the document, a theoretical framework retated to the theme in discussion is presented. It ends with the discussion about the methodology used to carry out the study, and the analysis and discussion of the implemented actions on the Preschool and 1st Cycle Basics Education.
Descrição: Mestrado (PES II), Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, 13 de Fevereiro de 2015, Universidade dos Açores.
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/3347
Designação: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Aparece nas colecções:DEDU - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DissertMestradoCatarinaIsabelMonizBotelhoMedeiros2015.pdf2,63 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.