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Título: Práticas de ensino e abordagem aos afetos e às emoções na educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico
Autor: Raposo, Carolina Martins
Orientador: Serpa, Margarida Damião
Carvalho, Célia Maria de Oliveira Barreto Coimbra
Palavras-chave: Emoção Infantil
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Inteligência Emocional
Prática Educativa
Affections
Emotions
Emotional Intelligence
Data de Defesa: 3-Jul-2013
Citação: Raposo, Carolina Martins – "Práticas de ensino e abordagem aos afetos e às emoções na educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico". Ponta Delgada : Universidade dos Açores. 2013. X, 119, [34] f.. Dissertação de Mestrado.
Resumo: O relatório que aqui se apresenta vem no seguimento das Práticas Educativas Supervisionadas I e II, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. As Práticas Educativas Supervisionadas foram o culminar de cinco anos de estudos, tendo sido o momento em que tivemos a oportunidade de harmonizar a teoria com a prática. Qualquer prática deve ser sustentada com teoria própria da área, só assim, tornamo-nos capazes de reflectir acerca da nossa ação, permitindo, de forma sustentada, fazer opções. No decorrer das nossas práticas foi ainda possível aprofundar uma temática que, no nosso entender, fosse importante para a educação, desta feita, e por acreditar que a educação deve privilegiar o desenvolvimento harmonioso da criança/aluno, há que contemplar fatores emocionais e afetivos, uma vez que, estes fatores têm claramente um papel de relevo na construção do bem-estar da criança e na sua capacidade e disponibilidade para aprender. Pretende-se assim, realçar a premência de interligar a inteligência emocional com a inteligência académica, passando a mensagem de que também de afetos e emoções é feita a educação. Ao longo das nossas práticas foram definidos alguns objetivos, como por exemplo, promover um ambiente educativo onde a criança se sinta acolhida, escutada e valorizada, contribuindo desta forma para a sua autoestima e desejo de aprender; Desenvolver e implementar atividades para a valorização das emoções e afetos. Para tal, foram criadas atividades com vista a promover os objetivos definidos. Com o desenvolvimento da temática escolhida foi possível comprovar a complexidade que envolve as emoções e os afetos, mas foi também possível concluir que potenciar atividades desta natureza permite fortalecer laços afetivos, quer entre os alunos da turma, quer com o professor, e dá ainda a possibilidade de o aluno conhecer-se melhor.
ABSTRACT: The report presented here follows on from Educational Supervised Practice I and II, as part of the Masters in Preschool Education and Teaching 1. º Primary School. The Educational Practices Supervised were the culmination of five years of studies, and was the moment we had the opportunity to align theory with practice. Any practice must be supported with proper theory of the area, just like that, we are able to reflect on our actions, allowing steadily, making choices. In the course of our practice was still possible to deepen a theme that, in our view, it was important for education, this time, and believe that education should focus on the harmonious development of the child / student, there to contemplate emotional and affective factors, since these factors clearly have a role in the construction of well-being of children and their ability and willingness to learn. Aim is thus to highlight the urgency of linking emotional intelligence with academic intelligence, sending the message that also affects and emotions is made education. Throughout our practices were set some goals, such as promoting a learning environment where children feel welcomed, listened to and valued, thus contributing to their self-esteem and desire to learn, develop and implement activities to the enhancement of emotions and affections. For such activities were created to promote the objectives set. With the development of the theme chosen was possible to prove the complexity that involves the emotions and affections, but it was also possible to conclude that potentiate activities of this nature allows strengthen emotional ties, or between students in the class or with the teacher, and still gives possibility for the student to know yourself better.
Descrição: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Relatório de Estágio).
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/2301
Aparece nas colecções:DEDU - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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