Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/2278
Título: Intervenção psicossocial junto de crianças que vivem em situação de pobreza
Autor: Sousa, Erica Jane Ferreira
Orientador: Rego, Isabel Estrela
Diogo, Fernando Jorge Afonso
Palavras-chave: Criança
Educação Pré-Escolar
Educação Inclusiva
Exclusão Social
Pobreza
Data de Defesa: 12-Jul-2013
Citação: Sousa, Erica Jane Ferreira – "Intervenção psicossocial junto de crianças que vivem em situação de pobreza". Ponta Delgada : Universidade dos Açores. 2013. 113, [21] f.. Dissertação de Mestrado.
Resumo: O presente trabalho surge em virtude de não existirem, nas IPSS micaelenses, projetos direcionados para crianças que vivem em situação de pobreza, dado que viver num meio familiar que tem baixos rendimentos ou mesmo escassez de recursos, pode originar uma série de reações como o stress, o medo, entre outros. Tudo isto, tende a afetar o indivíduo, sendo já possível observar os sinais destas perturbações quando a criança inicia o ensino pré-escolar, pois as crianças vítimas desta situação, apresentam diversas vezes comportamentos destrutivos, dificuldades de aprendizagem, de concentração ou até determinadas doenças mentais. (Shonkoff, 2011). Propõe-se, deste modo, apresentar um projeto de intervenção social em ordem a diagnosticar e a contrariar os problemas elencados. Este trabalho procura ainda, além de diagnosticar, intervir para apoiar o desenvolvimento psicossocial das crianças.
ABSTRACT: This study arises from the realization that in S. Miguel there is a lack of IPSSs with projects focused on children living in poverty. Living in a family environment with a low income or resource scarcity may cause a series of emotional reactions such as stress, fear, anxiety and low-self-esteem, amongst others, which tend to strongly affect the individual, especially children, whose emotional instability is possible to observe even at pre-school age. Moreover, children who come from poor environments usually show repeatedly destructive behaviours, learning difficulties, lack of concentration, or certain mental illnesses. (Shonkoff, 2011:982). Therefore, our purpose is to present a project of social intervention in order to diagnose and counteract the problems listed.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Psicologia da Educação.
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/2278
Aparece nas colecções:DEDU - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DissertMestradoEricaJaneFerreiraSousa2013.pdf2,09 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.