Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/962
Título: Ecologia e métodos de combate à horn-fly Haematobia (Lyperosia) irritans L. (Diptera, Muscidae).
Autor: Carvalho, Gil Ferraz de
Guedes, José
Palavras-chave: Haematobia (Lyperosia) irritans L.
Horn-fly
Arquipélago dos Açores
Mosca dos cornos
Morfologia
Ciclo de Vida
Data: 1977
Editora: Instituto Universitário dos Açores
Citação: Carvalho, G.D.F. & J. Guedes (1977). Ecologia e métodos de combate à horn-fly Haematobia (Lyperosia) irritans L. (Diptera, Muscidae). "Relatórios e Comunicações do Laboratório de Ecologia Aplicada do Instituto Universitário dos Açores", 3: 1-20.
Relatório da Série N.º: Relatórios e Comunicações do Laboratório de Ecologia Aplicada;3
Resumo: A introdução da espécie "Haematobia" (Lyperosia) irritans L., espécie pertencente à família Muscidae, sub-família, Stomoxydinae na região Açores é relativamente recente, devendo ter sido iniciada quando da última conflagração mundial, em consequência de um intenso tráfego aéreo e marítimo entre os Estados Unidos e a Europa (1941-1945), em que eram utilizados como escalas, as Ilhas deste Arquipélago e em especial os aeroportos de Santa Maria e Lajes. Esta mosca, conhecida vulgarmente pelo "horn-fly" - nome devido à zona anatómica em que se localiza de preferência no animal (base dos cornos) -, foi introduzida nos Estados Unidos vinda da Europa. Referenciada pela primeira vez em 1887 em New Jersey, apareceu no Verão seguinte em Mayland e Virgínia. Tendo aparecido provavelmente na Filadelphia em 1886, por volta de 1892 encontrava-se cobrindo todo o continente desde o Canadá ao Texas e desde Massachusetts às Montanhas Rochosas, segundo dados fornecidos pelo Departamento de Entomologia dos Serviços de Agricultura dos Estados Unidos da América. Vinda da América ou da Europa, encontrou neste Arquipélago condições óptimas para a sua fixação.
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/962
Aparece nas colecções:DB - Relatórios Técnicos / Technical Reports

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ecologia e métodos de combate à horn-fly Haematobia (Lyperosia) irritans L. (Diptera, Muscidae).pdf7,4 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.