Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/914
Título: Agentes entomopatogénicos associados a Mythimna unipuncta (Haworth) (Lepidoptera, Noctuidae) nos Açores
Autor: Medeiros, Jorge R.
Rosa, José S.
Simões, Nelson
Martins, António
Tavares, João
Palavras-chave: Entomopatógenos
Inimigos Naturais
Mythimna unipuncta (Haworth)
Nemátodos
Protozoários
Data: 1999
Editora: Universidade dos Açores
Citação: MEDEIROS, J.B., J.S. ROSA, N. SIMÕES, A. MARTINS & J. TAVARES, (1999). Agentes entomopatogénicos associados a Mythimna unipuncta (Haworth) (Lep., Noctuidae) nos Açores. "Actas do IV Encontro Nacional de Protecção Integrada". Angra do Heroísmo: 265-274.
Resumo: Mythimna unipuncta (Haworth) (Lepidoptera: Noctuidae) é considerada a praga mais importante das pastagens dos Açores, provocando uma redução substancial da qualidade da erva produzida nas pastagens permanentes. Com o reforço das populaçõcs de inimigos naturais é possível conter naturalmente a praga, mantendo-a abaixo do Nível Económico de Ataque. Foi feito o levantamento dos entomopatógenos em dois locais da ilha de S. Miguel de diferentes altitudes (Arribanas a 250m e Lourais a 450m), durante os meses de Junho a Outubro de 1996. Foram diagnosticados pela primeira vez nos Açores para M. unipuncta, um fungo da classe Zygomyceles e ordem Entomophthorales, um protozoário do Phylum Microspora, um nemátodo Rhabditidae do género Steinernema, e uma bactéria, provavelmente do género Bacillus. O fungo registou, em ambos os locais, incidências superiores a 40% nas recolhas de campo dos dias 14 e 22 de Agosto. O protozoário registou uma incidência máxima de 10% nos Lourais nas recolhas de 8 de Agosto. Por seu lado, o nemátodo e a bactéria, foram registados pontualmente e com incidências inferiores a 8%.
Descrição: IV Encontro Nacional de Protecção Integrada, 3–4 Outubro, 1997, Angra do Heroísmo, Açores.
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/914
Aparece nas colecções:DB - Comunicações a Conferências / ConferenceItem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Agentes entomopatogénicos associados a Mythimna unipuncta (Haworth) (Lepidoptera, Noctuidae) nos Açores.pdf1,21 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.