Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/899
Título: Perspectivas de Geografia Humana : contributos biodemográficos para o estudo da mortalidade infantil na população Picoense (Açores).
Autor: Calado, Helena
Lima, Maria
Porteiro, João
Palavras-chave: Biodemografia
Geografia Humana
Mortalidade Infantil
Ilha do Pico (Açores)
Data: 1992
Editora: Universidade dos Açores
Citação: CALADO, H.M., M. LIMA & J. PORTEIRO, (1992). Perspectivas de Geografia Humana : contributos biodemográficos para o estudo da mortalidade infantil na população Picoense (Açores). "Relatórios e Comunicações do Departamento de Biologia", 20: 1-6.
Relatório da Série N.º: Relatórios e Comunicações do Departamento de Biologia;20
Resumo: No ano de 1991 realizou-se a Expedição Científica à ilha do Pico, na qual a Secção de Geografia participou com diversos objectivos; esta comunicação resulta de parte integrante de um deles. O facto desta Secção englobar o Núcleo de Antropologia Física, cuja vertente de investigação é a Biodemografia, constituiu uma oportunidade de melhor tentar compreender os acontecimentos demográficos em causa. Após a análise de alguns indicadores demográficos (DREPA, 1988b) três questões essenciais foram individualizadas: 1- O facto do Índice de Vitalidade da população ser muito baixo (Pico: 2,9%; RAA: 9,0); 2- O acentuado decréscimo da Taxa de Crescimento Natural (Pico: 0,3%; RAA: 10,7%); 3- As oscilações bruscas da Taxa de Mortalidade Infantil, que apresenta valores elevados, mesmo nos anos mais recentes.
Descrição: VI Expedição Científica do Departamento de Biologia - Pico 1991.
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/899
Aparece nas colecções:DB - Relatórios Técnicos / Technical Reports



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.