Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/839
Título: Ecologia e métodos de combate à Lagarta-das-pastagens Mythimna (Cirphis) unipuncta Haw. (Lepidoptera, Noctuidae)
Autor: Garcia, Vasco
Tavares, João
Palavras-chave: Lagarta das Pastagens
Mythimna unipuncta (Haworth)
Pesticida
Serviços de Fitossanidade
Ilha de São Miguel (Açores)
Data: Mai-1977
Editora: Instituto Universitário dos Açores
Citação: GARCIA, V. & J. TAVARES, (1977). Ecologia e métodos de combate à Lagarta-das-pastagens Mythimna (Cirphis) unipuncta Haw. (Lepidoptera, Noctuidae). “Relatórios e Comunicações do Laboratório de Ecologia Aplicada, Instituto Universitário dos Açores”, 2: 1-28.
Relatório da Série N.º: Relatórios e Comunicações do Laboratório de Ecologia Aplicada, Instituto Universitário dos Açores;2
Resumo: Por alturas de 1970, a Ilha de São Miguel - Açores, foi objecto de uma explosão populacional anormal da chamada "lagarta das pastagens" Mythimna (Cirphis) unipuncta, Haw. As causas desta invasão foram bastante graves para a agro-pecuária da Ilha. Para além da destruição das culturas de gramíneas com especial incidência no trigo, milho e nas pastagens (foram também observados ataques na beterraba e nas batatas), houve a registar um emprego intensivo de diversos pesticidas de maior ou menor toxicidade de entre estes, podemos citar o MALATIÃO, DIPTEREX e o DIELDREX. A lagarta que foi objecto deste combate foi identificada pela primeira vez nos Açores pelo especia1ista de Lepidópteros H. REBEL, em 1938. Em 1965, a sua presença foi registada num campo de milho pelos Serviços de Fitossanidade na Estação Agrária de Ponta Delgada. Actualmente, tem sido assinalada um pouco por todo o Arquipélado dos Açores. Recentemente (1976) foi assinalado um ataque desta praga na Ilha do Pico.
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/839
Aparece nas colecções:DB - Relatórios Técnicos / Technical Reports



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.