Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/808
Título: Efeito da alimentação no consumo alimentar e no desenvolvimento larvar de Mythimna unipuncta (Lepidoptera; Noctuidae)
Autor: Vieira, Virgílio
Vasconcelos, Raquel
Tavares, João
Oliveira, Luísa
Palavras-chave: Culturas Cerealíferas
Desenvolvimento Larvar
Mythimna unipuncta (Haworth)
Plantas Hospedeiras
Data: 1999
Editora: Sociedade Portuguesa de Entomologia.
Citação: VIEIRA, V., R. VASCONCELOS, J. TAVARES & L. OLIVEIRA, (1999). Efeito da alimentação no consumo alimentar e no desenvolvimento larvar de Mythimna unipuncta (Lepidoptera: Noctuidae). "Boletim da Sociedade Portuguesa de Entomologia", Supl. Nº 6: 361-368.
Relatório da Série N.º: Boletim da Sociedade Portuguesa de Entomologia;Supl. Nº 6
Resumo: Mythimna unipuncta (Haworth) causa prejuízos importantes em culturas cerealíferas e sobretudo nas gramíneas das pastagens dos Açores. As larvas foram criadas a 21±1°C 70±5% H.R. e 16 horas de luz, e alimentadas à base de Zea mays, Lolium perenne (Graminae), Trifolium repens (Leguminosae), Beta vulgaris (Chenopodiaceae) e Rumex sp. (Polygonaceae), desde a eclosão até ao fim do desenvolvimento larvar, a fim de se avaliar a aceitabilidade e a conveniência destas plantas para a sua nutrição. As plantas hospedeiras influenciaram quer o número e quer a duração dos estados larvares de M. unipuncta, mostrando que Z. mays e L. perenne têm uma qualidade nutricional superior à das outras plantas testadas. Para as larvas do estado V, alimentadas com milho e azevém, a análise dos índices de utilização do alimento consumido e da eficácia de conversão do alimento digerido e ingerido revelou que o azevém é o mais favorável ao desenvolvimento deste estado larvar.
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/808
ISSN: 0871-0554
Aparece nas colecções:DB - Artigos em Revistas Nacionais / Articles in National Journals



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.