Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/783
Título: Influence des temperatures alternées sur le developpement larvaire d'Ephestia kuehniella Zeller (Lep., Pyralidae)
Autor: Vieira, Virgílio
Tavares, João
Daumal, Jeanne
Palavras-chave: Biofábrica
Ephestia kuehniella Zeller
Hospedeiro de Substituição
Parasitóides Oófagos
Predadores Coccinelídeos
Data: 1992
Editora: Sociedade Afonso Chaves
Citação: VIEIRA, V., J. TAVARES & J. DAUMAL, (1992). Influence des températures alternées sur le développement larvaire d’Ephestia kuehniella Zeller (Lep., Pyralidae). "Açoreana. Revista de Estudos Açoreanos", 7(3): 471-477.
Relatório da Série N.º: Açoreana. Revista de Estudos Açoreanos;7(3)
Resumo: A "traça da farinha" Ephestia kuehniella Zeller (Lep., Pyralidae), considerada como cosmopolita, é uma praga dos produtos armazenados. Desde há cerca de uma década que este insecto é utilizado nos Açores como hospedeiro de substituição para a criação de numerosos parasitas e predadores, nomeadamente parasitóides oófagos do género Trichogramma e predadores Coccinelídeos. Ele é assim multiplicado em grande escala numa biofábrica. Tendo-se em consideração as características do desenvolvimento de E. kuehniella, e o seu termopreferendum bastante elevado, da ordem dos 27ºC, é conveniente submeter as larvas à temperatura de 12ºC para haver homogeneidade na emergência dos adultos. Pretendendo-se conhecer qual a influência deste tratamento térmico sobre o desenvolvimento e a fecundidade de E. kuehniella, cinco populações larvares com idades de 5, 10, 15, 20 e 25 dias, cujo desenvolvimento inicial se deu a 25ºC, foram submetidas a 12°C até à pré-ninfa. Estas populações foram comparadas com 2 outras: uma que não sofreu o efeito do frio e outra que o sofreu somente nos estados de pré-ninfa e ninfa. Os adultos, após a sua emergência, foram pesados e agrupados por casais isolados para que a sua fecundidade fosse conhecida. Verificou-se que em alguns casos os tratamentos térmicos são benéficos para os indivíduos.
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/783
Aparece nas colecções:DBIO - Artigos em Revistas Nacionais / Articles in National Journals



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.