Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/767
Título: A protecção integrada na Universidade dos Açores. Investigação fundamental e aplicada com vista ao controlo de pragas agrícolas
Autor: Tavares, João
Schanderl, Henrique
Simões, Nelson
Garcia, Vasco
Palavras-chave: Ephestia kuehniella Zeller
Lobesia botrana (Lep., Tortricidae)
Luta Biológica
Mythimna unipuncta (Haworth)
Metharizium anisopliae
Ostrinia nubilalis
Serratia sp.
Steinernemae e Heterorhabditis
Trichogramma sp.
Data: 1992
Editora: Universidade de Évora
Citação: TAVARES, J., H. SCHANDERL, N. SIMÕES & V. GARCIA, 1992. A protecção integrada na Universidade dos Açores. Investigação fundamental e aplicada com vista ao controlo de pragas agrícolas. "Actas do I Encontro Nacional de Protecção Integrada": 77-84.
Resumo: O Centro de Luta Biológica, é formado por três secções: Entomoparasitologia, Predadores Entomófagos e Entomopatologia, que desenvolvem investigação científica fundamental e aplicada, em cooperação com organismos regionais, nacionais e internacionais no âmbito de programas de luta integrada dos insectos nocivos às culturas. A partir da análise do funcionamento das biocenoses procede-se a ensaios de campo para o controlo de Mythimna unipuncta, Lobesia botrana e Ostrinia nubilalis, pelo emprego de Tricogramma sp., produzidos a partir do hospedeiro Ephestia kuehniella. Ensaia-se o controlo de populações de afídeos, Cochonilhas e Psylas nas culturas de beterraba sacarina, batata e citrinos pela introdução de Harmonia axyridis, Coccinel1a septempunctata, Semiadalia undecimnotata, Episyrphus balteatus, Chysoperla perla, Chrysopa sinica, Chrysoperla carnea. Faz-se o controlo de Popillia japonica, na ilha Terceira com a utilização de bactérias, Bacillus popilliae e Serratia sp, nemátodos Steinernemae e Heterorhabditis e fungos Metharizium anisopliae e Beauveria bassiana.
Descrição: I Encontro Nacional de Protecção Integrada. Universidade de Évora - 10 a 12 de Janeiro de 1991.
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/767
Aparece nas colecções:DBIO - Comunicações a Conferências / ConferenceItem



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.