Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/527
Título: Imagens de alunos do 8º ano de escolaridade sobre a ciência, os cientistas e o trabalho científico
Autor: Carvalhinho, Cristina
Cunha, Jorge
Gomes, Carlos
Palavras-chave: Conhecimento Científico
Ensino da Ciência
Literacia Científica
Natureza da Ciência
Data: 2001
Editora: Departamento de Ciências da Educação, Universidade dos Açores
Citação: CARVALHINHO, C., CUNHA, J. & GOMES, C. (2001). (Re)Construção de imagens de alunos sobre os cientistas e a actividade científica numa turma do 8º ano de escolaridade. In C. Gomes & J. Cunha (Org.), VIII Encontro Nacional de Educação em Ciência - Actas, pp. 375-389. Ponta Delgada: DCE, Universidade dos Açores.
Resumo: A literacia científica deve ser considerada como um pré-requisito para uma cidadania responsável, para que as sociedades integrem pessoas capazes de pensar e de agir cientificamente (Solomon, et al., 1995). Assim, os cidadãos devem estar preparados para, de forma consciente, apresentarem uma postura crítica em relação a assuntos que envolvam a Ciência, Tecnologia e a Sociedade. Esta postura crítica requer, entre outras aprendizagens, a construção de imagens adequadas da Ciência e dos cientistas. No entanto, o ensino da Ciência tem, muitas vezes, ignorado estas questões, pelo que vários trabalhos de investigação têm assinalado a existência, nos alunos, de imagens de Ciência e dos cientistas que são, total ou parcialmente, incompatíveis com as concepções contemporâneas da natureza da Ciência e do modo como o conhecimento científico se constrói. Nesta comunicação, pretende-se apresentar os resultados de um trabalho realizado com alunos de uma turma do 8º ano de escolaridade, cujo principal objectivo foi o de identificar, algumas imagens que estes alunos têm da ciência e dos cientistas e ajudá-los a (re)construir imagens compatíveis com as perspectivas veiculadas pela NFC. Para a consecução deste objectivo foram utilizados os materiais didácticos “Scientists – They`re Everywhere!”, adaptados de Stahl e Stahl (1995). Referências: Solomon, J. et al. (1995). Science education: A case for european action? – A whiter paper on science education in Europe preliminary draft). European Comission and Fundação Calouste Gulbenkian. Stahl, N. e Stahl, R. (1995). Society and science. Decision-Making Episodes for Exploring Society, Science, and Technology. New York: Addison-Wesley Publishing Company.
Descrição: VIII Encontro Nacional de Educação em Ciência
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/527
ISBN: 972-95691-1-8
Aparece nas colecções:DCE - Comunicações a Conferências / ConferenceItem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Imagens de alunos sobre ciência, os cientistas e o trabalho científico - CG.pdf55,7 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.