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Título: Os processos de reconfiguração da área do Português e a Revisão Curricular do Ensino Secundário
Outros títulos: Language education in Portugal and the curriculum reform in secondary education
Les Processus de reconfiguration dans le domaine de la Langue Portugaise et la Révision Curriculaire de l’Enseignement Secondaire
Autor: Mira Leal, Susana
Palavras-chave: Apropriação Curricular
Currículo do Português
Ensino do Português
Revisão Curricular do Ensino Secundário
Data: 2006
Editora: Universidade dos Açores
Citação: "ARQUIPÉLAGO. Ciências da Educação". ISSN 0873-8165. Nº. 7 (2006): 9-38
Relatório da Série N.º: Ciências da Educação;Nº. 7
Resumo: No processo que conduziu à recente Revisão Curricular do Ensino Secundário ressaltou como linha de força a vontade de aproximar a formação proporcionada pela escolaridade secundária das exigências que a vida social e profissional coloca actualmente aos jovens. O facto reflectiu-se naturalmente na configuração dos novos planos de estudos e implicou a reconceptualização de determinadas áreas de especialidade, no sentido da sua crescente adequação às necessidades formativas identificadas. Pela sua natureza transdisciplinar e reconhecido impacto no mundo do trabalho, a Área do Português experienciou neste contexto um significativo e tumultuoso processo de reconfiguração, que passou pela reavaliação do lugar da Literatura na formação secundária.
ABSTRACT: Today’s social and professional demands and the diagnosis of Portuguese secondary education problems recently led to the reform of the national curriculum. This demanded the re-orientation of language education at secondary level to fulfil communicative aims rather than cultural ones. It also meant the re-evaluation of the place literary culture should take in secondary language studies. The humanistic tradition and social visibility of this area made this a time for public discussion and controversy.
RÉSUMÉ: Dans le processus qui a conduit à la récente Révision Curriculaire de l’enseignement secondaire, la volonté d’approcher la formation proportionnée par la scolarité secondaire des exigences que la vie sociale et professionnelle placent actuellement aux jeunes a surgit comme ligne de force. Le fait s’est traduit dans la configuration des nouveaux plans d’études et il a impliqué la reconceptualisation de certains domaines de spécialité, vers une croissante adéquation aux nécessités formatives identifiées. Par sa nature transdisciplinaire et impact reconnu dans le monde du travail, le domaine de la Langue Portugaise a expérimentée, dans ce contexte, un significatif et tumultueux processus de reconfiguration, qui a passé par la réévaluation de la place de la Littérature dans la formation de l’enseignement secondaire.
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/481
ISSN: 0873-8165
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