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Título: Estilos e práticas de supervisão na formação inicial de professores na Região Autónoma dos Açores
Outros títulos: Initial teacher education supervisory styles and practices in the Azorean Autonomous Region
Styles et pratiques de supervision dans la formation initiale de professeurs dans la Région Autonome des Açores
Autor: Mira Leal, Susana
Palavras-chave: Formação Inicial de Professores
Práticas de Supervisão
Supervisão Pedagógica
Supervisory Practices
Data: 2004
Editora: Universidade dos Açores
Citação: "ARQUIPÉLAGO. Ciências da Educação". ISSN 0873-8165. Nº. 5 (2004): 209-237
Relatório da Série N.º: Ciências da Educação;Nº. 5
Resumo: Este artigo pretende caracterizar as práticas de supervisão desenvolvidas nas escolas da Região Autónoma dos Açores entre os anos lectivos de 1992/93 e 1997/98, no contexto do 5.º ano dos cursos de licenciatura em ensino da Universidade dos Açores. Os dados aqui apresentados são resultantes de um estudo desenvolvido em 1998, que elegeu como objectivos: caracterizar pessoal e profissionalmente os docentes que no referido período desempenharam funções de supervisores nas escolas de acolhimento dos estágios na Região Açores; compreender o seu pensamento e concepções no que concerne a aspectos relevantes para a supervisão; e analisar as suas práticas, delas colhendo informação sobre os estilos supervisivos mais divulgados nesta Região Autónoma.
ABSTRACT: This paper aims at characterising the supervisory practices in schools of the Azores between the school years 1992/93 and 1997/98 in the context of the Initial Teacher Education Courses (ITEC) of the University of the Azores. The data presented are the result of an investigation developed in 1998 with the following objectives: to characterise, both personally and professionally, the teachers who worked as supervisors in the schools where ITEC was taking place; to understand their beliefs and thoughts in key areas of supervision; to analyse their practices in order to identify the prevailing supervisory styles in the Azorean Autonomous Region.
RÉSUMÉ: Cet article prétend caractériser les pratiques de supervision de stage développées dans les écoles de la Région Autonome des Açores entre les années scolaires de 1992/93 et de 1997/98 dans le cadre de la cinquième année des Maîtrises en enseignement de l’Université des Açores. Les données présentées ici résultent d’une étude développée en 1998, laquelle a élu comme objectives: caractériser personnel et professionnellement les enseignants que dans la période citée ont exercé des fonctions de superviseurs de stage dans les écoles d’accueil de la Région des Açores; comprendre leurs formes de penser et leurs conceptions dans les aspects en question dans le contexte de l’étude; et analyser aussi leurs pratiques, permettant de retirer de celles-ci de l’information sur les styles de supervision les plus répandus dans cette Région Autonome.
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/480
ISSN: 0873-8165
Aparece nas colecções:DCE - Artigos em Revistas Nacionais / Articles in National Journals

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