Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/479
Título: De entre nós, os que orientam
Outros títulos: Those of us who supervise
Autor: Mira Leal, Susana
Palavras-chave: Formação Inicial de Professores
Perfil do Supervisor
Supervisão Pedagógica
Data: 2003
Editora: Universidade dos Açores
Citação: "ARQUIPÉLAGO. Ciências da Educação". ISSN 0873-8165. Nº. 4 (2003): 125-166
Relatório da Série N.º: Ciências da Educação;Nº. 4
Resumo: Este artigo traça o perfil dos docentes que, na Região Açores, exerceram as funções de orientação no contexto da profissionalização por estágio integrado entre os anos lectivos de 1992/1993 e 1997/1998. Os dados aqui apresentados são resultantes de um estudo desenvolvido em 1998, em que se procurou, por um lado, caracterizar pessoal e profissionalmente estes orientadores e o seu pensamento e concepções nos aspectos considerados relevantes para a prática da supervisão, e, por outro, as suas práticas e estilos supervisivos. Dadas as limitações de extensão do artigo, apresentamos apenas os resultados referentes aos primeiros aspectos, que nos parecem de ter em conta numa altura em que se pensa o 5.º ano das licenciaturas em ensino da Universidade dos Açores e se prepara a sua revisão, buscando promover a reflexão sobre os orientadores que temos e os que queremos, analisando os critérios de selecção e recrutamento de orientadores na Região e o papel e as responsabilidades da Universidade dos Açores, particularmente do seu Departamento de Ciências da Educação, na formação destes.
ABSTRACT: This article draws the profile of the teachers who performed the role of school supervisors in initial teacher training from 1992-1993 to 1997-1998 in the Azores. The data presented are the result of a study developed in 1998. This study aimed to (1) describe the school supervisors’ professional and personal features, as well as their beliefs ant thoughts about some relevant aspects of supervision; (2) to describe their supervisory practices and styles. Due to text length limitations, we chose to present only the results referring to the first of the above stated aims.
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/479
ISSN: 0873-8165
Aparece nas colecções:DEDU - Artigos em Revistas Nacionais / Articles in National Journals

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ARQSusanaMiraLeal_p125-166.pdf338,26 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.