Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/458
Título: A profissionalidade do professor supervisor do ensino básico : 1º ciclo
Autor: Afonso, Rui Manuel Evaristo
Orientador: González, Pedro Francisco
Castanho, Maria da Graça Borges
Palavras-chave: Ensino Básico (1º ciclo)
Supervisão Pedagógica
Data de Defesa: 11-Dez-2009
Resumo: A presente investigação tem por foco de análise conhecer alguns aspectos e comportamentos da profissionalidade dos professores supervisores de estudantes estagiários do EB 1.º Ciclo. Procurámos compreender, não todos os diversos elementos que interagem no processo de supervisão, nem descobrir qual o modelo de profissionalidade do professor supervisor, mas, sobretudo, conhecer os aspectos pedagógicos e didácticos do professor supervisor da actualidade. Na sua centralidade o estudo mostra a necessidade de se continuar a discutir a profissionalidade do professor. Assim, embora não sendo o desenvolvimento profissional a categoria principal explorada neste estudo, procuramos identificar através das tarefas prioritárias a desenvolver junto dos alunos, áreas relevantes no processo de formação do estagiário, ciclo supervisivo e aspectos valorizados no desempenho do estagiário, alguns aspectos do professor supervisor, na convicção de que estes, ao serem conhecidos, vão demarcando uma etapa do processo de desenvolvimento da profissionalidade dos professores supervisores e dos futuros professores do EB 1.º Ciclo. Os dados recolhidos para o enquadramento teórico, fundamentados na revisão bibliográfica e na natureza desta investigação, permitiram analisar a acção do professor supervisor, tendo como base os temas: supervisão pedagógica, ser professor do EB 1.º Ciclo e profissionalidade docente. A definição do conceito de profissionalidade não é fácil, e ao tratar temáticas relacionadas com a mesma, muitas abordagens podem ser consideradas, não obstante interessou-nos alguns aspectos pedagógicos e didácticos. Realizou-se uma investigação, essencialmente, do tipo descritivo, tendo a recolha de dados sido feita através de dez entrevistas e de vinte e um questionários, aplicados a professores supervisores do EB 1.º Ciclo, na Região Autónoma dos Açores – Ilha de São Miguel, no ano de 2007/2008. Tanto nas entrevistas como nos questionários observamos um certo equilíbrio nas respostas dadas. Os resultados indicaram que a acção do professor supervisor do EB 1.º Ciclo se aproxima de um modelo eclético, baseado em várias abordagens, conservando alguns aspectos do modelo tradicional e incorporando aspectos do modelo reflexivo.
ABSTRACT: This present research is the analyses the knowing of some aspects of supervisors teachers of interns student EB 1.º Cycle, professional behavior. We have tried to understand, not all the various elements that interact in the process of supervision, or figure out what model of professionalism of the supervisor teacher, but above all, meet the pedagogical aspects of teaching and teacher supervisor of the day. In its center the study shows the need to continue discussing the teacher’s the professionalism. Although, the professional development it’s not the main category explored in this study, we tried to indentify through the priority tasks to be developed with the students in the areas relevant to the trainee, supervised cycle and valued aspects of the intern's performance, some aspects of supervisor teacher, in the belief that they, to be known, will marking a step in the development of teacher’s the professionalism and teacher of supervisors EB 1st. Cycle. Data collected for the theoretical framework, based on the literature and the nature of the research, helped analyze the action of the teacher supervisor, based on the themes: pedagogical supervision, be a teacher of EB 1 and professionalism of teacher. The precise definition of professionalism is not easy, and when dealing with issues relating to it, many approaches can be considered, Therefore some learning and teaching aspects were considered interesting. There was an investigation, essentially, descriptive, where data collection was done through interviews of ten and twenty-one questionnaires administered to teachers supervisors EB 1st Cycle in the Azores - Sao Miguel, in the year 2007/2008. In both interviews and questionnaires in we observed a certain balance the responses. The results indicated that the action of the supervisor teacher's EB. 1 cycle nears an eclectic model, based on various approaches, retaining some aspects of the traditional model and incorporating aspects of the reflective model.
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/458
Aparece nas colecções:DEDU - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DissertMestradoRuiManuelEvaristoAfonso.pdf2,19 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.