Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/4386
Título: Estratégias para suscitar o interesse pela leitura na infância : promover competências de leitura
Autor: Machado, Juliana Sofia Carapinha
Mira-Leal, Susana
Palavras-chave: Infância
Interesse pela Leitura
Ensino Básico
Educação Básica
Pedagogia
Data: 2016
Editora: Novas Edições Acadêmicas
Citação: Machado, J., Mira Leal, S. (2016). "Estratégias para suscitar o interesse pela leitura na infância: promover competências de leitura". Saarbrücken, Deutschland: Novas Edições Acadêmicas. ISBN 978-3-330-73644-3.
Resumo: A educação básica diz respeito a uma das fases mais importantes da formação das crianças. É nesta fase que as crianças adquirem as bases estruturais para todo o seu processo de aprendizagem e formação ao longo da vida. Assim sendo, o presente texto dá a conhecer algum do trabalho desenvolvido por nós ao longo dos estágios pedagógicos profissionalizantes que realizámos na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico A problemática central deste trabalho reporta-se a questões de promoção do interesse e curiosidade das crianças pela leitura, considerando a importância dos fatores motivacionais na iniciação à leitura e à escrita e os resultados de estudos como The Reading Literacy Study (1985-1994) ou o PISA (2000, 2009), que enfatizam a necessidade de investir num desenvolvimento precoce de competências ao nível da leitura. Os programas de Língua Portuguesa (2009) enfatizam a necessidade de a aprendizagem da língua ser proporcionada numa perspetiva de integração e trabalho conjunto ao nível dos cinco domínios verbais nucleares: a compreensão oral, a expressão oral, a leitura, a expressão escrita e o conhecimento explícito da língua. Disto conscientes e convictas, proporcionamos experiências de aprendizagem que contemplavam todas as competências atrás mencionadas, reforçando o trabalho ao nível da leitura, quer para a aprendizagem desta, quer para suscitar o interesse pela realização de atividades respeitantes à mesma, reconhecendo que o aprofundamento de competências neste domínio aumenta o potencial comunicativo e facilita as aprendizagens escolares e o desenvolvimento cognitivo das crianças. Estamos convictas de que a aproximação à leitura deve ocorrer desde tenra infância em casa, e depois na creche e na educação pré-escolar, onde cabe ao educador fazer com que as crianças contactem com uma grande variedade de textos e formas de escrita, permitindo-lhes a apropriação progressiva da especificidade do código escrito, um trabalho que deve prosseguir nos níveis de ensino subsequentes, onde cabe ao professor fazer com que os alunos construam a sua identidade na língua em que pensam, falam, leem e escrevem, assim como promover o desenvolvimento das competências de comunicação oral e escrita daqueles, fazendo de cada aluno um leitor com capacidade para obter informação, adquirir conhecimento e desfrutar do prazer que as atividades de leitura lhe podem oferecer.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/4386
ISBN: 978-3-330-73644-3
Aparece nas colecções:DEDU - Livro / Book
CICS/A - Livro / Book

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
PDFsam_merge.pdf1,7 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.