Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10400.3/4385
Title: Aprendizagem da escrita no ensino básico
Author: Gomes, Maria do Carmo de la Cerda
Mira-Leal, Susana
Serpa, Margarida Damião
Keywords: Aprendizagem da Escrita
Ensino Básico
Manuais Escolares
Produção Escrita
Processo de Escrita
Issue Date: 2016
Publisher: Edições Colibri
Citation: Gomes, M. C. de la C., Mira Leal, S., & Serpa, M. S. D. (2016). "Aprendizagem da escrita no ensino básico". Lisboa: Edições Colibri. ISBN 978-989-689-632-4.
Abstract: Este livro, intitulado A Aprendizagem da Escrita no Ensino Básico, constitui o relato de um trabalho rigoroso que, devidamente sustentado do ponto de vista teórico, caracteriza um objeto – a escrita nos manuais escolares do 5.º ano de escolaridade. Essa caracterização decorre da implementação de um procedimento metodológico sistemático, que implicou a construção de um sistema de categorias relativamente extenso que cruza o objeto de estudo em duas dimensões: a da ação sobre o contexto de produção escrita e a da ação sobre o processo de escrita. Assumindo que o manual escolar, enquanto instrumento reconfigurador das orientações programáticas emanadas da tutela, tem um importante papel de regulação das práticas pedagógicas e constitui, portanto, uma importante fonte de conhecimento do que acontece nas salas de aula, esta obra, para além de evidenciar algum desfasamento entre as propostas de abordagem da escrita e as referidas orientações programáticas, traça um quadro do ensino da escrita que não parece ser muito diferente daquele que outros trabalhos, desenvolvidos ao longo das últimas três décadas, foram evidenciando.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/4385
ISBN: 978-989-689-632-4
Appears in Collections:DEDU - Livro / Book
CICS/A - Livro / Book

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A aprendizagem da escrita no ensino básico.pdf1,41 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.