Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/4373
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, Jorge Manuel Ávila-
dc.contributor.authorMelo, André da Costa-
dc.date.accessioned2017-09-08T14:08:10Z-
dc.date.available2017-09-08T14:08:10Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationLima, J. Á., & Melo, A. C. (2016). As escolas privadas e os seus clientes: estratégias organizacionais de promoção da oferta e de regulação das admissões. Forum Sociológico [Online], 29 | 2016, posto online no dia 31 Dezembro 2016. URL: http://sociologico.revues.org/1514pt_PT
dc.identifier.issn0872-8380 (Print)-
dc.identifier.issn2182-7427 (Online)-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/4373-
dc.description.abstractConhece-se ainda pouco sobre o modo como as organizações escolares privadas promovem a sua oferta junto dos potenciais clientes e como regulam a procura de que são objeto por parte das famílias. O presente artigo apresenta os resultados de um estudo de caso exploratório que investigou estas questões em duas escolas privadas com oferta formativa ao nível do 1º Ciclo do Ensino Básico. Os dados foram recolhidos através de entrevistas exploratórias realizadas aos diretores das escolas e a docentes de ambas. Os resultados mostram que as organizações estudadas procuram diferenciar-se das concorrentes através da criação e promoção de uma imagem de marca junto dos seus públicos e que regulam a procura de que são objeto através da utilização de estratégias seletivas de definição de perfis preferenciais de alunos a admitir.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: Little is still known about how school organizations promote their educational supply to potential customers and how they regulate demand from families. This paper presents an exploratory study that addressed these questions. The research took place in two private schools that offer education at the elementary level. The data was collected through exploratory interviews with school principals and teaching staff. The results show that the organizations attempt to differentiate themselves in the market by constructing a brand image of themselves and that they use selective admission strategies by defining preferential student profiles.en
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUniversidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Centro Interdisciplinar de Ciências Sociaispt_PT
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147304/PTpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEscola Privadapt_PT
dc.subjectDiferenciação de Mercadopt_PT
dc.subjectMarketing da Escolapt_PT
dc.subjectEstratégia Organizacionalpt_PT
dc.subjectPrivate Schoolsen
dc.subjectMarket Differentiationen
dc.subjectSchool Marketingen
dc.subjectOrganizational Strategiesen
dc.titleAs escolas privadas e os seus clientes : estratégias organizacionais de promoção da oferta e de regulação das admissõespt_PT
dc.title.alternativePrivate schools and their customers : organizational strategies for promoting supply and regulating admissionsen
dc.typearticlept_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
degois.publication.issue29pt_PT
degois.publication.locationLisboa, Portugalpt_PT
degois.publication.titleForum Sociológicopt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://sociologico.revues.org/1514pt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
degois.publication.volumeSérie IIpt_PT
Aparece nas colecções:DSOC - Artigos em Revistas Nacionais / Articles in National Journals
CICS/A - Artigos em Revistas Nacionais / Articles in National Journals

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
FS Lima & Melo 2016.pdf246,73 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.