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Título: As escolas privadas e os seus clientes : estratégias organizacionais de promoção da oferta e de regulação das admissões
Outros títulos: Private schools and their customers : organizational strategies for promoting supply and regulating admissions
Autor: Lima, Jorge Manuel Ávila
Melo, André da Costa
Palavras-chave: Escola Privada
Diferenciação de Mercado
Marketing da Escola
Estratégia Organizacional
Private Schools
Market Differentiation
School Marketing
Organizational Strategies
Data: 2016
Editora: Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais
Citação: Lima, J. Á., & Melo, A. C. (2016). As escolas privadas e os seus clientes: estratégias organizacionais de promoção da oferta e de regulação das admissões. Forum Sociológico [Online], 29 | 2016, posto online no dia 31 Dezembro 2016. URL: http://sociologico.revues.org/1514
Resumo: Conhece-se ainda pouco sobre o modo como as organizações escolares privadas promovem a sua oferta junto dos potenciais clientes e como regulam a procura de que são objeto por parte das famílias. O presente artigo apresenta os resultados de um estudo de caso exploratório que investigou estas questões em duas escolas privadas com oferta formativa ao nível do 1º Ciclo do Ensino Básico. Os dados foram recolhidos através de entrevistas exploratórias realizadas aos diretores das escolas e a docentes de ambas. Os resultados mostram que as organizações estudadas procuram diferenciar-se das concorrentes através da criação e promoção de uma imagem de marca junto dos seus públicos e que regulam a procura de que são objeto através da utilização de estratégias seletivas de definição de perfis preferenciais de alunos a admitir.
ABSTRACT: Little is still known about how school organizations promote their educational supply to potential customers and how they regulate demand from families. This paper presents an exploratory study that addressed these questions. The research took place in two private schools that offer education at the elementary level. The data was collected through exploratory interviews with school principals and teaching staff. The results show that the organizations attempt to differentiate themselves in the market by constructing a brand image of themselves and that they use selective admission strategies by defining preferential student profiles.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/4373
ISSN: 0872-8380 (Print)
2182-7427 (Online)
Versão do Editor: http://sociologico.revues.org/1514
Aparece nas colecções:DSOC - Artigos em Revistas Nacionais / Articles in National Journals
CICS/A - Artigos em Revistas Nacionais / Articles in National Journals

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