Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/4366
Título: Migrações e espaço de oportunidade : uma reflexão sociológica
Autor: Lalanda-Gonçalves, Rolando
Palavras-chave: Emigração
Sociologia das Migrações
Metodologia Qualitativa
Identidade Social
Data: Mai-2010
Editora: Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento
Citação: Lalanda-Gonçalves, Rolando 2010. "Migrações e espaço de oportunidade: uma reflexão sociológica". In «Aproximando Mundos: Emigração, Imigração e Desenvolvimento em Espaços Insulares: Actas da Conferência Internacional», 301-326. ISBN: 978-972-8654-45-0. Lisboa: Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento (FLAD).
Resumo: A abordagem comunicacional das migrações é uma área que necessita de uma lógica integrada de análise para afirmar os seus “princípios” no quadro da sistémica qualitativa. Contudo, em termos provisórios podemos afirmar que existe uma clara influência da percepção do espaço insular no “discurso” dos agentes sociais. A afirmação do conceito de “ultraperiferia” no contexto europeu é disso uma prova. A consciência das limitações e constrições da insularidade manifesta-se, de forma mais do que evidente, no texto do próprio Tratado da União Europeia. No quadro do arquipélago, a consciência das disparidades intra-regionais leva os responsáveis à elaboração de programáticas ligadas à coesão regional e a um discurso tendencialmente uniforme, como se o “contexto” formatasse as opções discursivas sobre o próprio território. Também no próprio contexto de ilha o “discurso” autárquico dos concelhos mais periféricos reforça a ideia de uma “problemática” espacial traduzida num conjunto de significados cuja pertinência é diferencial nos diferentes contextos da sua formulação. Em última análise encontramos a problemática da identidade subjacente às lógicas e discursos sobre o território. Os elementos de significação ganham, assim, nos “contextos” sociais a sua pertinência, o que nem sempre é, de imediato, reconhecido pelos investigadores.
Esta comunicação insere-se no âmbito de um projecto mais vasto de investigação que está a ser desenvolvido pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade dos Açores no domínio da sociologia das migrações. Nesta primeira abordagem procuraremos, face à pluralidade de espaços insulares (no caso dos Açores), determinar se existe ou não uma relação entre graus de insularidade, as estruturas económicas e sociais, e os espaços de oportunidade vividos e percepcionados pelos migrantes (imigrantes/emigrantes). [da Introdução ao texto]
Descrição: Trabalho apresentado em "Aproximando Mundos: Emigração, Imigração e Desenvolvimento em Espaços Insulares", Angra do Heroísmo, 29 e 30 de Maio de 2008.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/4366
ISBN: 978-972-8654-45-0
Aparece nas colecções:DSOC - Comunicações a Conferências / ConferenceItem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Migracoes e espaco de oportunidade RLG.pdf3,61 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.