Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/4356
Título: Crianças e TIC : uma relação desigualmente construída na família
Autor: Silva, Pedro
Diogo, Ana Matias
Coelho, Conceição
Fernandes, Conceição
Viana, Joana
Palavras-chave: Criança
Família
Desigualdades de Classe
Desigualdades de Género
TIC
Data: 2014
Editora: Universidade do Porto, Faculdade de Letras
Citação: Silva, P. & Diogo, A. (2014). Crianças e TIC: uma relação desigualmente construída na família. In B. P. Melo, A. M. Diogo, M. Ferreira, J. T. Lopes, & E. E. Gomes (Orgs.), "Entre Crise e Euforia: Práticas e Políticas Educativas no Brasil e em Portugal" (pp. 737-771). Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Resumo: As crianças têm cada vez mais acesso, e em idades mais precoces, às tecnologias de informação e comunicação (TIC), em diversos contextos, muito especialmente em casa. Para isso tem contribuído o investimento realizado quer pelo Estado, quer pelas próprias famílias. Abordamos, neste texto, o modo como os usos das TIC, em geral, e no trabalho escolar, em particular, por parte das crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico, são coordenados na família (definição de regras e acompanhamento dos usos) e como essa coordenação é realizada em função dos recursos possuídos (escolares e digitais) e das dinâmicas de organização interna das famílias. Procuramos, assim, perceber em que medida a construção da relação das crianças com as TIC é marcada por desigualdades externas (desigualdades sociais) e internas ao contexto familiar (desigualdades de género na repartição do trabalho familiar), assim como ambas se articulam. Equacionam-se estas questões a partir de dados de dois estudos de caso, realizados em regiões diferentes de Portugal, que incidiram nos usos e efeitos do computador Magalhães. Partindo de dados qualitativos e dos resultados de uma análise de cluster hierárquica, reveladora da existência de três perfis de relação com o computador Magalhães, relacionados com usos diferentes de outros computadores, por parte das crianças, evidencia-se a forma como esses perfis se encontram associados a desigualdades de classe e de género no trabalho de coordenação realizado pelas famílias.
Descrição: IV Colóquio Luso-brasileiro de Sociologia da Educação, 19-21 de junho de 2014, FLUP, Porto.
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/4356
ISBN: 978-989-8648-40-2
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