Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/4353
Título: O regresso dos exames do 4.º ano : escola, crianças e dinâmicas familiares na blogosfera
Autor: Melo, Benedita Portugal
Diogo, Ana Matias
Ferreira, Manuela
Palavras-chave: Exames Nacionais
Ensino Básico (1º Ciclo)
Criança
Dinâmicas Familiares
National Year-4 Exams
Children
Family Dynamics
Data: 2016
Editora: Instituto Universitário de Lisboa, Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Citação: Melo, B. P., Diogo, A., & Ferreira, M. (2016). O regresso dos exames do 4.º ano: escola, crianças e dinâmicas familiares na blogosfera, "Sociologia, Problemas e Práticas", 81: 141-161. DOI: 10.7458/SPP2016817617.
Resumo: Este texto analisa os discursos que circularam na blogosfera, de 2012 a 2015, a propósito dos exames do 4.º ano de escolaridade, com o objetivo de compreender as conceções de escola e de criança ali difundidas e desvendar as dinâmicas familiares que tendem a ser realizadas na sequência desta medida política. Os dados apresentados resultam da análise de conteúdo de 159 posts publicados em 50 blogues. As nossas conclusões salientam a emergência de uma "parentocracia", liderada pelas mães, exercida em processos de escolarização cada vez mais precoces, sujeita a tensões e sustentada em conceções compósitas da criança enquanto ator educativo.
ABSTRACT: This text looks at the discourses on year-4 school exams that circulated in the blogosphere in 2012-2015. Its goal is to understand the concepts of school and child within those discourses and to uncover the family dynamics that are tending to occur in the wake of the political decision to bring back those exams. The presented data are derived from an analysis of 159 posts published in 50 blogs. The authors' conclusions point to the emergence of a"parentocracy" that is led by mothers, is exercised in schooling / school attendance processes that are taking place ever earlier in children's lives, is subject to tensions and is underpinned by composite concepts of the child as an educational actor.
RÉSUMÉ: Ce texte analyse les discours qui ont circulé dans la blogosphère, de 2012 à 2015, à propos des examens de fin d'études primaires, afin de comprendre les conceptions d'école et d'enfant qui y étaient diffusées et de déceler les dynamiques familiales qui se sont formées à la suite de cette mesure politique. Les données présentées résultent de l'analyse de contenu de 159 billets publiés dans 50 blogs. Nos conclusions soulignent l'émergence d'une "parentocratie", dirigée par les mères, exercée dans des processus de scolarisation de plus en plus précoces, soumise à des tensions et fondée sur des conceptions composites de l'enfant en tant qu'acteur éducatif.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/4353
DOI: 10.7458/SPP2016817617
ISSN: 0873-6529
Aparece nas colecções:DSOC - Artigos em Revistas Nacionais / Articles in National Journals
CICS/A - Artigos em Revistas Nacionais / Articles in National Journals

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
O regresso dos exames.pdf485,09 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.