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dc.contributor.advisorCascalho, José Manuel-
dc.contributor.advisorLeal, Susana da Conceição Miranda Silva Mira-
dc.contributor.authorGouveia, Tatiana Filipa Silva-
dc.date.accessioned2017-08-03T11:33:29Z-
dc.date.available2017-08-03T11:33:29Z-
dc.date.issued2017-05-10-
dc.identifier.citationGouveia, Tatiana Filipa Silva. "O papel da comunicação verbal na aprendizagem da matemática na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico". 2017. 162 p.. (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico / Relatório de Estágio). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2016. [Consult. Dia Mês Ano]. Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10400.3/4348>.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/4348-
dc.descriptionMestrado, Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 10 de Maio de 2017, Universidade dos Açores.pt_PT
dc.description.abstractO presente relatório apresenta uma análise e reflexão sobre as práticas pedagógicas realizadas no âmbito da 6.ª edição do Mestrado em Educação Pré-Escolar (EPE) e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (EB), aprofundando, em particular, o papel da comunicação verbal na aprendizagem da matemática naqueles níveis educativos. Um objetivo central da nossa ação foi promover a comunicação verbal na forma oral e escrita a propósito de tópicos e processos matemáticos, incentivando as crianças a utilizarem uma linguagem matemática adequada, a interpretarem os enunciados, a explicarem e registarem os seus raciocínios/estratégias/procedimentos, oralmente e por escrito, transformando-as em agentes ativos de aprendizagem. Para além disso, pretendemos promover o gosto pela matemática. Para tal, recorremos à Metodologia Design de Experiências, procedendo na EPE à implementação das estratégias Realização de jogos, Realização de fichas, Exploração de painéis e/ou imagens e Uso de materiais manipuláveis, focando os seguintes tópicos: Cores, Algarismos, Contagem e Formas geométricas. No 1.º Ciclo do EB procedemos à Realização de jogos, à Realização de exercícios, à Exploração de cartazes/painéis e a Momentos de diálogo e de discussão, focando tópicos nos três domínios enunciados no programa de matemática: Números e Operações, Geometria e Medida e Organização e Tratamento de dados. Os dados foram recolhidos a partir de notas de campo, gravações audiovisuais e produções dos alunos, tendo sido sujeitos a análise de conteúdo. Em suma, registou-se ao longo dos estágios pedagógicos uma certa evolução ao nível da comunicação matemática. Verificamos que as diversas estratégias selecionadas são boas promotoras de comunicação matemática, em particular a utilização de jogos e a realização de exercícios oralmente e por escrito. A primeira porque favorece a desinibição e o interesse das crianças, potenciando a sua participação oral; a segunda porque favorece a interação oral ou a explicitação escrita de interpretações e raciocínios.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: This repport shows a review and reflection about the pedagogical practice undertaken on the 6th edition of the Master in Pre-School (PS) and Elementary School (ES), highlighting the role of verbal communication to learn math in those educational levels. One of our main purposes with this work was to promote verbal communication (oral and written) to discuss mathematical topics and processes, encouraging children to use proper math language, helping them understand the exercises and making them able to explain mathematical processes and rational both orally and in writing, helping them become subjects of their own learning process. Furthermore, we intended to promote their interest for math. To achieve that, we used the Design Experiment Methodology, carrying out in PS some strategies like Games, Worksheets, Image interpretation and other pedagogical tools, highlighting the following topics: Colours, Numbers, Counting and Geometric shapes. In ES we encouraged the execution of some games and exercises, the analysis and interpretation of charts and posters and a few moments of discussion and dialog, focusing on the three domains established in the national guidelines to learn math in elementary school: Numbers and Operations, Geometry and Measures and Organizing and Processing data. Our data was collected through field notes, audio-visual records and student’s worksheets, and subject to content analyses. During both pedagogical internships, we noticed a certain evolution in math communication. We verified that the diverse strategies used were efficient in promoting math communication, especially games and oral and written exercise resolution. The first one because it helps students disinhibit and engage orally; the second one because it promotes oral interaction and the written explanation of exercises and how to solve them.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsrestrictedAccesspt_PT
dc.subjectEducação Pré-Escolarpt_PT
dc.subjectEnsino Básico (1º Ciclo)pt_PT
dc.subjectComunicação Escritapt_PT
dc.subjectComunicação Oralpt_PT
dc.subjectEnsino da Matemáticapt_PT
dc.subjectMath Educationpt_PT
dc.titleO papel da comunicação verbal na aprendizagem da matemática na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.identifier.tid201718790pt_PT
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
Aparece nas colecções:DEDU - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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