Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/3753
Título: Aspectos da validação de escalas de avaliação do funcionamento do aluno
Autor: Serpa, Margarida Damião
Caldeira, Suzana Nunes
Gomes, Carlos
Sousa, Áurea
Silva, Osvaldo
Palavras-chave: Escalas de Avaliação
Desempenho do Aluno
Contexto Escolar e Não Escolar
Échelles d'Évaluation
Rendement Scolaire de l’Élève
Milieu Scolaire et Non Scolaire
Data: Jan-2010
Editora: Centro de Investigação em Educação (CIEd) - Universidade do Minho
Citação: Serpa, M., Caldeira, S. N., Gomes, C., Sousa, A., & Silva, O. (2010). "Aspectos da validação de escalas de avaliação do funcionamento do aluno". In Actas do 22ème Colloque de l’Association pour le Développement des Méthodologies de l’Evaluation en Education. Braga: Universidade do Minho : 549-561.
Resumo: Neste trabalho são apresentados resultados decorrentes do processo de validação de duas Escalas de avaliação do funcionamento do aluno do ensino básico. Trata-se de Escalas de auto-relato, para uso do professor. Ambas as Escalas são definidas por diferentes dimensões que, no seu conjunto, procuram dar informação sobre o modo como o aluno explora os conteúdos programáticos, organiza o trabalho escolar e se relaciona com os outros, em especial com os pares. Os resultados que se apresentam procuram traduzir a consistência interna de cada uma das dimensões, assim como o comportamento de variáveis sociodemográficas e escolares por dimensão.
RÉSUMÉ: Dans ce travail se présente les résultats du processus de validation de deux échelles d'évaluation du fonctionnement de l'élève à l’école. Sont des échelles d'auto-rapport pour l'utilisation par l'enseignant. Les deux échelles sont définies par des dimensions différentes qui, prises ensemble, visent à donner des renseignements sur la façon dont l'élève explore le contenu du programme, l'organisation du travail scolaire et les relations avec les autres, spécialement avec leurs pairs. Les résultats présentés visent à traduire la cohérence interne de chaque dimension, ainsi que le comportement des variables sociodémographiques et scolaires par dimension.
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/3753
ISBN: 978-972-8746-84-1
Aparece nas colecções:DEDU - Comunicações a Conferências / ConferenceItem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
AspectosValidacaoEscalas_22 Colóquio Internacional ADMEE.pdf4,88 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.