Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/3603
Título: As representações da infância na publicidade televisiva
Autor: Medeiros, Joana Furtado
Orientador: Gil, Ana Cristina Correia
Palavras-chave: Infância
Publicidade
Representação
Televisão
Advertising
Childhood
Representation
Television
Data de Defesa: 22-Out-2015
Citação: Medeiros, Joana Furtado. "As representações da infância na publicidade televisiva". 2015. 150 p.. (Dissertação de Mestrado em Ciências da Comunicação). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2015.
Resumo: Tendo em atenção o facto de vivermos numa sociedade em que os media nos aliciam constantemente, exigindo a nossa atenção para todo o tipo de conteúdos que os compõem, a publicidade televisiva ganhou um papel central neste trabalho, uma vez que joga com um conjunto de representações e estereótipos já assimilados pelo espetador. Ao longo das últimas décadas, a presença da criança nos anúncios publicitários televisivos tem aumentado exponencialmente, mesmo nos casos em que ela não é o público-alvo. Pretende-se, assim, ao longo desta dissertação, explorar a questão da representação que é feita da infância através da análise de alguns anúncios publicitários que passaram na televisão portuguesa entre janeiro de 2012 e março de 2014, de forma a entendermos, nas várias representações em causa, alguns estereótipos neles presentes. No ponto seguinte desta dissertação, pretende-se refletir sobre a questão da Educação para os Media e a sua importância, quer na idade adulta quer na infância, para a desconstrução deste tipo de estímulos mediáticos, assim como a sua relevância na tomada de consciência da distinção entre o que é realidade e ficção, contribuindo também para o pleno exercício da cidadania.
ABSTRACT: Considering the fact that we live in a society in which media are constantly alluring us, demanding our attention for every kind of contents that comes along with them, television advertising has won a central part on this essay, since it plays along with a multiple set of representations and stereotypes already assimilated by the spectator. Over the last decades, children’s presence in advertising adds on television has increased exponentially, even when they are not the main target. Thus, with this dissertation, we intend to explore the concept of representation that is made of childhood through the analyses of some commercials that went on Portuguese television between January of 2012 and March of 2014, so that we can understand, in the multiple representations presented, some of the stereotypes in them. On the following point on this essay, we intend to reflect on the matter of Media Education and its importance, both in adulthood and childhood, for the deconstruction of this type of mediated stimulus, as well as its relevancy in the growing consciousness to distinguish between reality and fiction, also contributing to a full exercise of citizenship.
Descrição: Dissertação de Mestrado, Ciências da Comunicação, 22 de Outubro de 2015, Universidade dos Açores.
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/3603
Designação: Dissertação de Mestrado em Ciências da Comunicação
Aparece nas colecções:DLLM - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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