Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/3550
Título: Visão sobre as aprendizagens das crianças e o que estas dizem sobre o que aprendem na escola
Autor: Câmara, Vasco Miguel Tavares Moreira
Orientador: Serpa, Margarida Damião
Palavras-chave: Aprendizagem Escolar
Educação
Ensino Básico (1º Ciclo)
Prática Educativa
Educational Practices
Self-Regulation
Data de Defesa: 12-Jun-2015
Citação: Câmara, Vasco Miguel Tavares Moreira. "Visão sobre as aprendizagens das crianças e o que estas dizem sobre o que aprendem na escola". 2015. 89 p.. (Dissertação de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2015.
Resumo: Este relatório surge com o culminar das Práticas Educativas Supervisionadas I e II do curso de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, que profissionaliza para a docência. Aqui procede-se à descrição e análise das práticas educativas realizadas no âmbito destas duas etapas do estágio. São apresentadas algumas atividades que se destinaram ao desenvolvimento de competências no âmbito das dimensões cognitiva, inter e intrapessoal. Essas atividades são descritas de modo a se perceber como os alunos reagiram às mesmas e como evoluíram nas competências em questão. É apresentado um breve estudo empírico, de natureza qualitativa, construído a partir de tabelas de autorregulação que foram utilizadas com os alunos no estágio do 1.º ciclo. Neste estudo são analisadas as atividades onde as tabelas foram aplicadas, bem como as expetativas e as experiências que os alunos relatam nestas últimas. Assim, os alunos teriam de expressar num primeiro momento aquilo que esperavam aprender com as atividades propostas e num segundo momento aquilo que pensaram realmente ter aprendido com essas atividades. [...].
ABSTRACT: This report comes with the culmination of Educational Practices Supervised I and II of the course of Teaching Pre-School and the 1st Cycle of Elementary School, which professionalizes to teach. Here we proceed to the description and analysis of educational practices carried out under these two moments. Some activities were directed to the development of cognitive, intrapersonal, and interpersonal competencies. These activities are described in order to see how the students reacted to them and how they were evolved in the tasks. A brief empirical study is presented of a qualitative procedure, constructed from self-regulation tables that were used with students in elementary school (1.º CEB). This study analyzes the expectations and the experiences that was reported by students at the self-regulation tables. At a first moment, students had to express what they hoped to learn from the proposed activities and at a second time what they thought they really have learned from these activities. [...].
Descrição: Mestrado (PES II), Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 12 de Junho de 2015, Universidade dos Açores.
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/3550
Designação: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Aparece nas colecções:DCE - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DissertMestradoVascoMiguelTavaresMoreiraCamara2015.pdf2,31 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.