Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/3538
Título: Dificuldades inerentes à aprendizagem da língua Portuguesa na Educação Pré-escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Autor: Andrade, Andreia Monteiro
Orientador: Castanho, Maria da Graça Borges
Serpa, Margarida Damião
Palavras-chave: Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Aprendizagem
Língua Portuguesa
Prática Educativa
Data de Defesa: 18-Jun-2015
Citação: Andrade, Andreia Monteiro. "Dificuldades inerentes à aprendizagem da língua Portuguesa na Educação Pré-escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico". 2015. 116 p.. (Dissertação de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2015.
Resumo: [...]. Neste relatório é apresentada uma componente de investigação teórica relativamente às dificuldades de aprendizagem com os objetivos de analisar os problemas de aprendizagem dos alunos e definir estratégias apropriadas para trabalhar com crianças com dificuldades de aprendizagem. A minha investigação foi realizada inicialmente de forma mais abrangente com o intuito de contextualizar as dificuldades de aprendizagem em geral e depois centrei a minha pesquisa nas dificuldades de aprendizagem na Língua Portuguesa. As dificuldades nesta área podem estar relacionadas com diversos fatores, como a falta de incentivo e motivação para a aprendizagem como também problemas de aprendizagem específicos, como a dislexia, disortografia e disgrafia que necessitam de uma avaliação e intervenção adequadas. O sucesso do aluno é determinado por diversos fatores, sendo que a motivação para a aprendizagem tem um elevado impacto na predisposição do aluno para aprender. [...].
ABSTRACT: [...]. In this report an element of research concerning learning disabilities is presented with the aims of analysing the learning disabilities of the learners and defining suitable strategies for working with children with learning disabilities. My research was initially done in a more comprehensively way in order to contextualize the learning disabilities in general, having afterwards focused my study on the Portuguese Language learning disabilities. The disabilities in this area can be related to several factors, such as the lack of stimulus and motivation to learn as well as specific learning disabilities as dyslexia, dysortographia and dysgraphia, which need a suitable evaluation and intervention. The learner’s success is determined by several factors, having the motivation to learn a high impact on the learner’s willingness to learn. [...].
Descrição: Mestrado (PES II), Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 18 de Junho de 2015, Universidade dos Açores.
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/3538
Designação: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Aparece nas colecções:DCE - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DissertMestradoAndreiaMonteiroAndrade2015.pdf3,02 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.