Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/3536
Título: Narração de histórias na educação de valores na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Autor: Aguiar, Teresa de Fátima Narciso
Orientador: Sousa, Francisco José Rodrigues
Fonseca, Josélia Mafalda Ribeiro
Palavras-chave: Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Prática Educativa
Valores Morais
Preschool Education
Primary School
Curricular Integration
Storytelling
Data de Defesa: 22-Jun-2015
Citação: Aguiar, Teresa de Fátima Narciso. "Narração de histórias na educação de valores na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico". 2015. 94 p.. (Dissertação de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico). Angra do Heroísmo: Universidade dos Açores, 2015.
Resumo: O presente relatório de estágio para dar a conhecer todo o trabalho desenvolvido no decorrer das disciplinas de Prática Educativa Supervisionada I e II, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, em contexto de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, respetivamente. As unidades curriculares acima indicadas fazem parte no plano de formação do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, ministrado na Universidade dos Açores, mais concretamente no Departamento de Ciências da Educação, e frequentado no campus de Angra do Heroísmo. Estas disciplinas constituem-se como a parte prática da formação e possibilitam que os formandos atuem em contexto de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico (estágio), sendo estipulado um semestre para a permanência em cada um dos contextos. A finalidade do presente relatório é a de descrever e discutir a utilização do storytelling – narração de histórias – como estratégia para educação de valores. No que diz respeito à metodologia que sustentou a componente prática, destaca-se o facto de o storytelling funcionar como ferramenta de integração curricular, fazendo surgir objetivos e conteúdos de diferentes áreas curriculares que sustentam as atividades que ocorrem ao longo de uma semana. Através de todo o percurso de Prática Educativa Supervisionada I e II foi possível a assimilação de conhecimentos e estratégias que me propiciaram o progresso da minha intervenção pedagógica.
ABSTRACT: This internship report describes my work as a student teacher in the context of two courses from the Master’s program in pre-school education and teaching in the first stage of basic education: Supervised Educational Practice I and Supervised Educational Practice II. The above-mentioned courses are included in the Master’s program in Preschool Education and Teaching in the Primary School, provided by the University of the Azores, specifically in the Department of Educational Sciences, attended on the campus of Angra do Heroísmo. The courses are the practical part of the program and require that the internship is carried out in a preschool for one semester and in a primary school for another semester. The purpose of this report is to describe and discuss the use of storytelling – narration of stories – as a strategy for values education. With regard to the methodology that supported the practical component, it stands out that that storytelling works as a tool of curricular integration, which brings together goals and content from different curricular areas that sustain the activities that occur over a week. These courses – Supervised Educational Practice I and Supervised Educational Practice II – allowed me to acquire knowledge and to develop strategies that enriched my educational work.
Descrição: Mestrado (PES II), Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 22 de Junho de 2015, Universidade dos Açores.
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/3536
Designação: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Aparece nas colecções:DCE - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DissertMestradoTeresaFatimaNarcisoAguiar2015.pdf840,63 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.