Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/3535
Título: (Re)construindo valores com as crianças em Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico
Autor: Andrade, Elisabete Maria Marques Garcia
Orientador: Fonseca, Josélia (Mafalda Ribeiro)
Palavras-chave: Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Cidadania
Currículo
Valores Morais
Data de Defesa: 18-Jun-2015
Citação: Andrade, Elisabete Maria Marques Garcia. "(Re)construindo valores com as crianças em Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico". 2015. 110 p.. (Dissertação de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico). Angra do Heroísmo: Universidade dos Açores, 2015.
Resumo: O ímpeto para a elaboração deste Relatório de Estágio surgiu por este ser, em parte, uma concretização teórica da realização dos estágios integrados, aquando da frequência do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Assim sendo, o presente documento teve como intuito desenvolver um pouco mais de trabalho sobre a pertinência de uma abordagem axiológica junto das crianças, e desde as idades mais precoces. A escolha deste tema deveu-se ao facto de reconhecermos a importância dos valores como a base de toda a vivência humana e consequentemente, de todo o processo educativo. O reconhecimento desta importância também se consubstanciou em razões pessoais, nomeadamente na experiência profissional que tivemos anteriormente a este Mestrado, e ainda no facto de já sermos mãe, ambas situações permitiram-nos identificar algumas lacunas no processo-ensino-aprendizagem dos valores, bem como ter uma visão mais crítica e refletida sobre esta temática. Este trabalho foi desenvolvido tanto ao nível da Educação Pré-Escolar (Prática Educativa Supervisionada I), como ao nível do 1º Ciclo do Ensino Básico (Prática Educativa Supervisionada II). O objetivo primordial deste trabalho era conseguir criar um espaço educativo que possibilitasse o desenvolvimento de valores com as crianças, de uma forma que estas os interiorizassem naturalmente, vivenciando-os sem qualquer tipo de imposição, organizando um processo educacional que propiciasse o desenvolvimento da consciência moral autónoma dos alunos e a sua formação enquanto cidadãos ativos e responsáveis. No decorrer do trabalho, abordamos temas como educação, valores e currículo, assim como descrevemos as atividades que foram realizadas nos dois níveis de ensino supramencionados e as aprendizagens que os alunos desenvolveram.
ABSTRACT: The momentum to elaborate this Internship Report appeared because this is, partially, a theoretical materialization of the integrated internships when attending the Master in Pre-School and Primary School Education. Within that perspective, the present document ensured as principle to progress this work regarding the relevance off an axiological approach to the children since early ages. The selection of this theme, was in harmony with the fact of our reconnaissance concerning the importance that social values represent as foundation of all human interaction, and consequently in all of the educational process. The appreciation of this relevance also involved personal reasons, namely through our previous professional experience preceding this Master´s Degree, furthermore reinforced by the fact that we achieved motherhood, both situations allowed us to identify some gaps in the learning-teaching-process within the social values, as well as ensuring a more critical and reflected vision of this theme. This report was developed at a Pre-School level (Supervised Educational Practice I) as equally at a Primary School level (Supervised Educational Practice II). The primary objective of this report was to achieve the foundation of an educational area, which allowed the development of the children social values, within a way that they naturally internalize these values, experiencing them without any kind of imposing, organizing an educational process that encourage the students independent awareness in their educational route while active and responsible citizens. Throughout the progress of this report, we addressed education, social values and school curriculum themes, as well as described the implemented activities in the above mentioned school levels, and mentioned the learning process that the students developed.
Descrição: Mestrado (PES II), Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 18 de Junho de 2015, Universidade dos Açores.
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/3535
Designação: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Aparece nas colecções:DCE - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DissertMestradoElisabeteMariaMarquesAndrade2015.pdf2,11 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.