Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/3522
Título: O jogo no ensino da matemática : explorações no contexto da educação Pré-escolar e do 1.º ciclo do Ensino Básico
Autor: Rego, Miriam Fátima Cristiano
Orientador: Cascalho, José Manuel
Teixeira, Ricardo Emanuel Cunha
Palavras-chave: Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Ensino da Matemática
Jogo
Matemática
Prática Educativa
Preschool Education
Elementary School
Games
Mathematical Processes
Mathematic Education
Data de Defesa: 17-Jun-2015
Citação: Rego, Miriam Fátima Cristiano. "O jogo no ensino da matemática: explorações no contexto da educação Pré-escolar e do 1.º ciclo do Ensino Básico". 2015. 112 p.. (Dissertação de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico). Angra do Heroísmo: Universidade dos Açores, 2015.
Resumo: [...]. A escolha do tema foco deste trabalho recaiu sobre O Jogo no Ensino da Matemática: Explorações no Contexto da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Tendo os jogos como ponto de partida, procurou-se explorar não só competências transversais aos diferentes temas matemáticos, como também conexões com outras áreas do currículo. Deu-se particular atenção aos materiais utilizados, à motivação, à cooperação e à comunicação. As atividades implementadas parecem evidenciar um grande potencial didático da prática do jogo na sala de aula. Foram reunidas evidências no sentido de atribuirmos ao lúdico um papel importante na promoção das aprendizagens que as crianças realizam, no incentivo ao desenvolvimento do raciocínio e da comunicação matemática, no estabelecimento de pontes de ligação entre as diferentes áreas e domínios do currículo, apelando à interdisciplinaridade, e no contexto do tempo de atividades autónomas. [...].
ABSTRACT: [...]. The main subject of this work is to explore the use of games in context of mathematical learning. The game activities described in the report focus on major issues related to the teaching of mathematics. One of the contributions of this work is to show how the games promote the communication, the mathematical reasoning and how they foster multidisciplinary projects. We paid particular atention to the materials used, to the motivation, to the cooperation and to the comunication. The activities implemented seem to put in perspective the great potential of the use of games in the classroom. There were several evidences of the importance of playing for the acquisition of knowlege, for the development of mathematical reasoning and of mathematical comunication, for the establishment of conections between diferent domains of knowlege and for the important role it can play in the context of autonomy. [...].
Descrição: Mestrado (PES II), Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 17 de Junho de 2015, Universidade dos Açores.
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/3522
Designação: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Aparece nas colecções:DCE - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DissertMestradoMiriamFatimaCristianoRego2015.pdfDocumento Principal1,2 MBAdobe PDFVer/Abrir
DissertMestrado_Anexos_MFCR2015.pdfAnexos151 kBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.