Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/3519
Título: O currículo nos processos de ensino-aprendizagem e procedimentos de avaliação dos alunos na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Autor: Sousa, Débora Batista
Orientador: Serpa, Margarida Damião
Palavras-chave: Avaliação da Aprendizagem
Currículo
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Prática Educativa
Educational Practices
Student Assessment
Data de Defesa: 15-Jun-2015
Citação: Sousa, Débora Batista. "O currículo nos processos de ensino-aprendizagem e procedimentos de avaliação dos alunos na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico". 2015. 111 p.. (Dissertação de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2015.
Resumo: [...]. No que se refere aos instrumentos de avaliação utilizados ao longo da prática, estes foram diversificados e selecionados de acordo com a atividade a avaliar e o objetivo da avaliação. De entre os instrumentos utilizados podemos fazer referência à utilização de diálogos, jogos, atividades realizadas em diferentes suportes e principalmente a observação direta com e sem registos. Quanto à avaliação das aprendizagens, apresenta-se um breve estudo empírico, construído a partir da reflexão teórica sobre o tema e da análise do discurso de educadores de infância e de professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico acerca dos procedimentos de avaliação que dizem utilizar nas suas práticas educativas e da forma como as consideram vivenciar, bem como da análise do discurso de alunos do 4.º ano de escolaridade sobre as práticas de avaliação experimentadas. Neste estudo, foi utilizada uma metodologia qualitativa, numa perspetiva interpretativa. Os dados recolhidos resultaram da aplicação de entrevistas a seis educadores, seis professores e sete alunos e foram tratados através da técnica da análise de conteúdo. [...].
ABSTRACT: [...]. In practice, the assessment tools were diversified and selected according to the intended learning outcome and kind of activity. Among the instruments used we can make reference to the use of dialogues, games, activities made in different media and especially to the direct observation with and without records. As for the assessment of learning, we present a brief empirical study, built from the theoretical reflection on the subject and from the discourse analysis of early childhood educators and teachers of the 1st cycle of elementary school about the assessment procedures that they use in their educational practices and from the way they consider experimenting them, as well from the discourse analysis of students of the 4th grade about the tried assessment practices. In this study, a qualitative methodology was used in an interpretative perspective. The collected data resulted from the application of interviews to six childhood educators, six teachers and seven students and these were treated by the technique of content analysis. [...].
Descrição: Dissertação de Mestrado, Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 15 de Junho de 2015, Universidade dos Açores.
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/3519
Designação: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Aparece nas colecções:DCE - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DissertMestradoDeboraBatistaSousa2015.pdf1,93 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.