Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/3518
Título: As questões de género nas práticas educativas do Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico no âmbito do estágio pedagógico : os estereótipos nos materiais escolares
Autor: Silva, Ana Catarina Barreiro Gomes Drumond
Orientador: Castanho, Maria da Graça Borges
Palavras-chave: Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Género
Igualdade de Género
Prática Educativa
Education
Gender
Stereotypes
Supervised Practice
Data de Defesa: 16-Jun-2015
Citação: Silva, Ana Catarina Barreiro Gomes Drumond. "As questões de género nas práticas educativas do Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico no âmbito do estágio pedagógico: os estereótipos nos materiais escolares". 2015. 165 p.. (Dissertação de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2015.
Resumo: A elaboração do presente Relatório surge como término dos trabalhos realizados nos estágios desenvolvidos no 1.º e 2.º anos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, requisito exigido para a obtenção do grau de mestre (Diário da República, 1ª Série, nº 43 de 22 de fevereiro de 2007). Em conformidade, este trabalho visa explanar e desenvolver aspetos relativos à Prática Educativa Supervisionada I e II, articulando-se a teoria com a prática no processo de ensino e de aprendizagem, desenvolvido pela estagiária e os seus alunos/as. No decorrer deste relatório fazemos uma abordagem à educação e ao currículo, evidenciando diversos aspetos relacionados com a profissionalidade docente. Posteriormente, damos enfoque às Questões de Género nas Práticas Educativas do Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito do Estágio Pedagógico, e aos Estereótipos nos Materiais Escolares. Ambos os tópicos constituem a temática de estudo e aprofundamento deste relatório. Assim sendo, procedemos a uma pesquisa de literatura relevante, diversificada, credível e atualizada sobre as questões de género e dos materiais, recursos e estratégias pedagógico-didáticas que podem e devem ser levadas a cabo junto das populações estudantis. Numa terceira fase, dedicada às Práticas Educativas Supervisionadas I e II, apresentamos os contextos em que as mesmas foram realizadas, bem como as atividades e dinâmicas que desenvolvemos na área das questões de género. Em complementaridade das práticas, apresentamos um breve estudo que realizamos junto de educadores e educadoras de diversas escolas do concelho de Ponta Delgada, sobre o tópico por nós selecionado. [...]
ABSTRACT: The current report emerges from the completing the tasks conducted under the internship within the 1st and 2nd years of the Master’s Degree in Preschool and Elementary School Education., and as a requisite for obtaining the master’s degree (according to the legislation in Diário da República, 1st series, n. 43 of February 22nd 2007). In conformity, this work aims to explain and develop the aspects linked to Supervised Practice I and II, articulating theory and practice in the teaching and learning processes developed by this intern and her students. Over the length of this report we address education and its curriculum, and providing evidence for the diverse aspects related to the professionalization of teachers. Afterwards, we focus on Gender Issues in Preschool and Elementary School Educational Practices on the context of Pedagogical Internship and Stereotypes in School Materials. Both topics compose the subject matter this study and report. Thus, we proceeded to research relevant, diversified, credible and updated literature on gender issues, and materials, educational resources and pedagogical-didactic strategies that may and should be used among student populations. In the third stage, dedicated to the Supervised Educational Practices I and II, we present the background where the activities were accomplished, as well as, the activities and dynamics developed by us over the issues of gender. Additionally, we present a brief study, conducted by us on the same subject, among teachers of several different schools in the district of Ponta Delgada. [...].
Descrição: Dissertação de Mestrado, Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 16 de Junho de 2015, Universidade dos Açores.
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/3518
Designação: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Aparece nas colecções:DCE - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DissertMestradoAnaCatarinaBarreiroGomesDrumondSilva2015.pdf3,11 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.