Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/3516
Título: Ativa-Te em emoções : avaliação de um programa de promoção de competências socio emocionais em professores do 1.º ciclo
Autor: Reis, Cristina Mendonça
Orientador: Carvalho, Célia (Maria de Oliveira Barreto Coimbra)
Caldeira, Suzana Nunes
Palavras-chave: Aprendizagem Emocional
Emoção
Inteligência Emocional
Professor
Emotional Intelligence
Learning Thru Emotions
Socio Emotional Competence Programs
Data de Defesa: 7-Out-2015
Citação: Reis, Cristina Mendonça. "Ativa-Te em emoções: avaliação de um programa de promoção de competências socio emocionais em professores do 1.º ciclo ". 2015. 146 p.. (Dissertação de Mestrado em Psicologia da Educação, especialidade de Contextos Comunitários). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2015.
Resumo: A presente investigação, de carácter quasi-experimental e de enfoque misto, teve como objetivo principal colaborar na criação de um programa de competências socio emocionais em professores, proceder à sua implementação e avaliar a sua eficácia. O programa, no seu todo, foi desenvolvido, com vista a promover a inteligência emocional e competências socio emocionais. A amostra foi constituída por 14 professores, 7 constituíram o grupo de controlo e 7 o grupo experimental. Os resultados decorrentes da análise quantitativa não evidenciaram relação significativa entre as variáveis em estudo, antes e após a intervenção, sugerindo necessidade de aprofundamento nesta vertente. A análise qualitativa produziu resultados estimulantes em termos da compreensão do fenómeno, eficácia, pertinência e adequabilidade das estratégias utilizadas. Conclui-se que futuros programas deverão retomar a temática e privilegiar a aprendizagem por momentos de partilha e interação, dada a relevância atribuída pela totalidade dos participantes.
ABSTRACT: The presented quasi-experimental and mixed approach research, had as it's principal objective to collaborate in the creation of socio emotional skills in professors, proceeding to implement and evaluate their effectiveness. As a whole, the program was developed in order to promote emotional intelligence and socio emotional skills. This sample group consisted of 14 professors, 7 constituted the control group and 7 the experimental group. The results produced from the qualitative analysis showed no significant relationship between the studies variables, prior to and after the intervention, suggesting the need for further development in this regard. This qualitative analysis produced encouraging results in terms of understanding the phenomenon, effectiveness, relevance and appropriateness of the strategies used. One can conclude that future programs shall take on the theme and focus learning by moments of sharing and interaction, given the relevance attributed to the totality of the participants.
Descrição: Dissertação de Mestrado, Psicologia da Educação, especialidade de Contextos Comunitários, 7 de Outubro de 2015, Universidade dos Açores.
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/3516
Designação: Mestrado em Psicologia da Educação
Aparece nas colecções:DCE - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DissertMestradoCristinaMendoncaReis2015.pdf4,53 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.