Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/3515
Título: Emoções, inteligência emocial e parentalidade : a avaliação da promoção de competências sócio-emocionais em pais
Autor: Tavares, Sara Catarina Pontes
Orientador: Carvalho, Célia Maria de Oliveira Barreto Coimbra
Palavras-chave: Emoção
Família
Inteligência Emocional
Parentalidade
Emotional Intelligence
Family
Parenting
Socioemotional Skills Development Programs
Data de Defesa: 5-Out-2015
Citação: Tavares, Sara Catarina Pontes. "Emoções, inteligência emocial e parentalidade: a avaliação da promoção de competências sócio-emocionais em pais". 2015. 141 p.. (Dissertação de Mestrado em Psicologia da Educação, especialidade de Contextos Comunitários). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2015.
Resumo: [...]. A presente investigação, de carácter quase-experimental, teve por base a criação, implementação e avaliação do programa “Ativa-Te em Emoções”, programa de promoção de competências socio-emocionais, desenvolvido no Concelho de Ribeira Grande, ilha de São Miguel, com uma amostra constituída por 20 pais/mães. Esta investigação concretizou-se em dois estudos, o primeiro correlacional e o segundo de carácter exploratório e descritivo. No programa de intervenção ora avaliado, foram desenvolvidas ações com vista à promoção, identificação, compreensão e regulação das emoções, aprofundou-se o constructo de inteligência emocional e desenvolveram-se competências sociais e emocionais, aspetos presentes à parentalidade. [...].
ABSTRACT: [...]. This research study adopted a quasi-experimental framework and was based on the creation, implementation and evaluation of a socioemotional skills development program called “Ativa-te em Emoções” which was implemented in Ribeira Grande municipality, São Miguel Island. The sample for this study was composed by 20 parents. The current research was carried out through two kinds of studies: firstly correlational and then of exploratory and descriptive nature. This program (“Ativa-te em Emoções”) put in practice actions regarding promotion, recognition, perception and regulation of emotions, it contributed to deepen and strengthen emotional intelligence construct and prompted the development of social and emotional skills, all of which are aspects inherent to parenting. [...].
Descrição: Dissertação de Mestrado, Psicologia da Educação, especialidade de Contextos Comunitários, 5 de Outubro de 2015, Universidade dos Açores.
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/3515
Designação: Mestrado em Psicologia da Educação
Aparece nas colecções:DCE - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DissertMestradoSaraCatarinaPontesTavares2015.pdf2,01 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.