Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/3511
Título: Competências sociais e emocionais na infância: a raiva : estudo realizado em escolas do primeiro ciclo do ensino básico
Autor: Moniz, Ana Lúcia Martins
Orientador: Carvalho, Célia
Palavras-chave: Criança
Desenvolvimento Infantil
Emoção
Inteligência Emocional
Raiva
Anger
Child
Child Development
Emotion
Emotional Intelligence
Data de Defesa: 13-Out-2015
Citação: Moniz, Ana Lúcia Martins. "Competências sociais e emocionais na infância: a raiva: estudo realizado em escolas do primeiro ciclo do ensino básico". 2015. 156 p.. (Dissertação de Mestrado em Psicologia da Educação, especialidade de Contextos Comunitários). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2015.
Resumo: [...]. O presente estudo ambicionou conhecer como 220 crianças do 3.º ano do ensino básico de escolas dos concelhos de Ponta Delgada e Ribeira Grande, em S. Miguel (Açores), manifestam, em termos cognitivos e comportamentais, a “raiva”, e como se articula esta manifestação de acordo com aspetos sociais ou e demográficos. O estudo pretendeu compreender as implicações que tais competências assumem ao nível do desenvolvimento do indivíduo, projetando, ao mesmo tempo, um conjunto de estratégias que permitam lidar com esta emoção e possibilitar um maior ajustamento da criança ao seu meio, particularmente através de uma sessão sobre a raiva, integrada no programa mais vasto Vamos sentir com o Necas, a qual é também avaliada durante o presente trabalho. Pretendeu-se, igualmente, perceber a relação existente entre os índices de raiva e outras variáveis sócio-emocionais, tais como a vergonha, o auto-criticismo ou a agressividade. [...].
ABSTRACT: [...]. This study aspired to know how 220 children of the 3rd year of primary schools from the municipalities of Ponta Delgada and Ribeira Grande, in S. Miguel (Azores), manifest in cognitive and behavioral terms, the "anger", and how this manifestation articulates according to social and demographic aspects. The study sought to understand the implications that such skills have upon the individual development level, projecting, at the same time, a set of strategies that will allow dealing with this emotion and enable further adjustment of the child to her environment, particularly through a session on anger, included in the larger program Let's feel with Necas (Vamos sentir com o Necas), which is also evaluated during this study. It was also intended to understand the relationship between anger rates and other socio-emotional variables, such as shame, self-criticism or aggression. [...].
Descrição: Dissertação de Mestrado, Psicologia da Educação, especialidade de Contextos Comunitários, 13 de Outubro de 2015, Universidade dos Açores.
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/3511
Designação: Mestrado em Psicologia da Educação, especialidade de Contextos Comunitários
Aparece nas colecções:DCE - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DissertMestradoAnaLuciaMartinsMoniz2015.pdf2,02 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.