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Título: A assertividade em crianças do 1.º ciclo do ensino básico : contributos para um programa de competências emocionais e sociais
Autor: Cordeiro, Maria Gorete do Rego
Orientador: Caldeira, Suzana Nunes
Palavras-chave: Assertividade
Habilidades Sociais
Inteligência Emocional
Assertiveness
Emotional Intelligence
Social Skills
Data de Defesa: 21-Set-2015
Citação: Cordeiro, Maria Gorete do Rego. "A assertividade em crianças do 1.º ciclo do ensino básico: contributos para um programa de competências emocionais e sociais". 2015. 92 p.. (Dissertação de Mestrado em Psicologia da Educação, especialidade de Contextos Educativos). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2015.
Resumo: [...], o presente estudo procurou compreender se a participação num programa de competências emocionais e sociais para crianças, mais especificamente uma sessão sobre assertividade, exerce efeito na atitude assertiva das mesmas e na sua inteligência emocional. Pretendeu, ainda, conhecer a adequabilidade dos materiais criados para a sessão referente à assertividade. A amostra do estudo foi constituída por 244 crianças do 1º ciclo do Ensino Básico, provenientes de oito Escolas Básicas da Ilha de São Miguel, integrando 131 (53.7%) o grupo experimental e 113 (46,3%) o grupo de controlo. A recolha dos dados foi realizada através de dois instrumentos, aplicados em dois momentos (pré-teste e pós-teste), o Questionário de Inteligência Emocional para Crianças - QIEC (versão para investigação de C. Barreto Carvalho & S. N. Caldeira) e da Escala Avaliação Global da Assertividade – EAGA (Jardim & Pereira, 2006). Foram ainda utilizados dois recursos, o Diário de Bordo e o conjunto de materiais da sessão do programa referente à assertividade. [...].
ABSTRACT: [...], the present study tried to understand if making part of an emotional and social competences program for children, more specifically a session about assertiveness, has a considerable effect in their assertive attitude and emotional intelligence. It aimed also to know the adequacy of the resources created for that assertiveness session. The study sample is composed by 244 children attending the 1st cycle of Basic Education, coming from eight elementary schools of São Miguel Island, being 131 children (53,7%) the study group and 113 (46,3%) the control group. Data collection was performed through two instruments, applied in two moments (pre-test and post-test): the Emotional Intelligence Questionnaire for Children – QIEC (C. Barreto Carvalho & S. N. Caldeira’s investigative version); and the Global Assessment Scale for Assertiveness – EAGA (Jardim & Pereira, 2006). Two other resources were yet used a Log-book and a set of session objects referring to the program assertiveness. [...].
Descrição: Dissertação de Mestrado, Psicologia da Educação, especialidade de Contextos Educativos, 21 de Setembro de 2015, Universidade dos Açores.
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/3510
Designação: Psicologia da Educação, especialidade de Contextos Educativos
Aparece nas colecções:DCE - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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