Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/3509
Título: Bem-estar psicológico e satisfação com a vida em pessoas adultas e idosas
Autor: Maia, Joana Carolina Almeida
Orientador: Medeiros, Maria Teresa Pires de
Palavras-chave: Adulto
Bem-Estar Psicológico
Envelhecimento Activo
Idoso
Pessoa Idosa
Aging
Active Aging
Life Satisfaction
Psychological Well-Being
Social Center for the Elderly
Data de Defesa: 28-Set-2015
Citação: Maia, Joana Carolina Almeida. "Bem-estar psicológico e satisfação com a vida em pessoas adultas e idosas". 2015. 190 p.. (Dissertação de Mestrado em Psicologia da Educação, especialidade de Contextos Comunitários). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2015.
Resumo: [...]. Com uma amostra de 30 participantes, com idades compreendidas entre os 52 e os 94 anos, o nosso estudo teve o propósito de analisar o bem-estar psicológico e a satisfação com a vida, no contexto de três centros de convívio de pessoas adultas e idosas do concelho de Ponta Delgada, Ilha de S. Miguel, na Região Autónoma dos Açores. Para a concretização do estudo, delineámos os seguintes objetivos: a) caracterizar a população que frequenta centros de convívio para pessoas adultas e idosas no concelho de Ponta Delgada; b) descobrir quais as razões que levam as pessoas a frequentar os centros de convívio; c) analisar o papel das variáveis sociodemográficas no bem-estar psicológico e na satisfação com a vida dos utentes dos centros de convívio; d) verificar a influência que a frequência e a satisfação com o Centros de Convívio têm sobre o bem-estar psicológico e a satisfação com a vida; e) analisar a relação entre o bem-estar psicológico e a satisfação com a vida. [...].
ABSTRACT: [...]. With a sample of 30 participants, with ages between 52 and 94 years old, our study had the purpose of analyzing the psychological well-being and life satisfaction in the setting of three social centers for adults and elderlies from the city of Ponta Delgada, S. Miguel Island, of the Autonomous Region of Azores. To accomplish this study, the following objectives were made: a) characterize the population that frequents the social centers for adults and elderly people of the region of Ponta Delgada, b) discover the reasons for which people frequent these social centers; c) analyze the role of sociodemographical variables on psychological well-being and life satisfaction; d) verify the influence of the frequency and satisfaction with the social center over psychological well-being and life satisfaction; e) analyze the relation between psychological well-being and life satisfaction. [...].
Descrição: Dissertação de Mestrado, Psicologia da Educação, especialidade de Contextos Comunitários, 28 de Setembro de 2015, Universidade dos Açores.
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/3509
Designação: Mestrado em Psicologia da Educação, especialidade de Contextos Comunitários
Aparece nas colecções:DEDU - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DissertMestradoJoanaCarolinaAlmeidaMaia2015.pdf1,69 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.