Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/3506
Título: Abordagens transversais à escrita na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico
Autor: Cabral, Alexandra Medeiros Pereira Ferreira
Orientador: Mira Leal, Susana
Palavras-chave: Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Ensino da Escrita
Prática Educativa
Data de Defesa: 19-Jun-2015
Citação: Cabral, Alexandra Medeiros Pereira Ferreira. "Abordagens transversais à escrita na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico". 2015. 130 p.. (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2015.
Resumo: [...]. Muitas crianças que frequentam o jardim-de-infância já tiveram e têm contato com a escrita no seu dia-a-dia, pelo que o educador de infância deve promover um ambiente que possibilite a familiarização com esta linguagem, pois assim a criança percebe que esta também transmite informação e adquire diferentes significados e funções consoante os contextos em que é utilizada. A aprendizagem da escrita deve naturalmente aprofundar-se no 1.º Ciclo do Ensino Básico, uma vez que esta vai adquirindo cada vez mais significado e utilidade para a criança, tanto no contexto formal, como no contexto informal. Daí a necessidade de a leitura e a escrita serem trabalhadas de forma transversal ao currículo. Conscientes disso, pretendemos, com este trabalho, aprofundar o conhecimento das abordagens preconizadas/usadas pela educadora/professora no ensino e aprendizagem da escrita na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, potenciar a compreensão e a expressão escrita de forma transversal ao currículo e discutir as potencialidades da realização de determinadas atividades de aprendizagem da escrita para o desenvolvimento de competências comunicacionais nas diferentes áreas curriculares da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico. [...].
ABSTRACT: [...]. Many children that are in pre-school have had and are currently contacting with writing on a daily basis therefore the pre-school educator should promote an environment in which the children may familiarize themselves with this language thus enabling them to understand that, besides it also being a means of communicating information, it aggregates different meanings and functions in agreement with the contexts in which it is used. The development of the writing process should certainly be further explored during the elementary level seeing that it keeps gaining an increased significance and usefulness for the child, both in a formal and in an informal context. Therefore, there’s the need for reading and writing skills to be emphasized and transversely incorporated into the curriculum. Aware of this and with the presentation of this paper, we intend to further develop the knowledge of the approaches used by educators / teachers in the schools and of the learning process of writing at the Pre-school level as well as at the Elementary level. Also, cultivate skills that contribute to written comprehension and expression in a transverse fashion within the curriculum and discuss the great impact and potential that the execution of certain activities within the writing process may have on the development of communicational abilities in the different Pre-school and Elementary educational areas. [...].
Descrição: Mestrado (PES II), Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 19 de Junho de 2015, Universidade dos Açores.
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/3506
Designação: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Aparece nas colecções:DCE - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DissertMestradoAlexandraMedeirosPereiraFerreiraCabral2015.pdf1,6 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.